Em outubro desde ano a EA foi acusada no Canada de utilizar as loot boxes como jogos de azar. Está não foi a primeira vez que a desenvolvedora de jogos norte americana foi acusada desta prática, a Holanda e a Bélgica também foram territórios onde o estúdio enfrentou processos judiciais contra seu sistema de microtransações. Para tentar solucionar ou ao menos amenizar isto, os desenvolvedores de FIFA 21 adicionaram na última atualização uma nova funcionalidade que permitirá estabelecer limites de compra da moeda virtual do jogo.

No novo update do título de futebol há a menção de uma nova funcionalidade chamada "Playtime" que permitirá ao jogador ter mais controle e visibilidade sobre a maneira como ele joga o game. Segundo o site Eurogamer, com o Playtime será possível para o jogador (ou os responsáveis) controlar quantas partidas podem ser jogadas, a comunicação com outros jogadores e impor limite de gastos com a moeda virtual do jogo. É importante lembrar que para conseguir moedas virtuais não necessariamente você precisará gastar dinheiro real para obtê-las, há a opção de conseguir através de pontos FIFA e pacotes no jogo (confira como ganhar moedas e economizar seus pontos aqui).

FIFA 21 coins (moeda virtual do jogo). Fonte: EA
FIFA 21 coins (moeda virtual do jogo). Fonte: EA

Com a nova ferramenta será possível ter uma ideia melhor do quanto o jogador gasta em pontos no FIFA 21. Entretanto, o game não será capaz de dizer qual o valor total dos pontos que você compra com dinheiro real. O sistema desenvolvido pela EA para FIFA só é capaz de dizer quantos pontos foram adicionados na conta do game, ou seja, será necessário fazer as contas para descobrir o quanto você gasto de dinheiro real.

Eletronic Arts obtém boas receitas através das microtransações no modo Ultimate Team

As microtransações em FIFA tem sido muito lucrativa para a Eletronic Arts. No ano fiscal de 2019 da empresa, foi obtido cerca de US$1,3 bilhão líquidos através dos modos Ultimate Team nos jogos FIFA, NHL e Madden.

Disponibilidade

A nova atualização de FIFA 21 já está disponível para PC e será lançada no dia 17 de novembro para os consoles.

O que você acha sobre as compras em FIFA 21? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!