Recentemente dois canadenses iniciaram um processo coletivo contra a Eletronic Arts. A acusação foi que o uso de loot boxes viola um código pena do país.

De acordo com as informações obtidas pelo site The Patch Notes, a ação civil foi provocada por Mark Sutherland, que comprou alguns itens em Madden NFL, e Shawn Moore, que fez o mesmo em NHL. O objetivo do processo é a "indenização por enriquecimento sem causa decorrente da operação dos réus de um sistema de jogo ilegal por meio da venda das chamadas "loot boxes" em videogames populares."

A teoria para chamar as "loot boxes" de ilegais vem da visão de que ao ser compradas sem saber o que há dentro, podem ser consideradas jogos de azar. A partir deste pressuposto, a EA foi acusada de não possuir licença adequada para oferecer o serviço no Canada. Esta acusação não envolve apenas os títulos Madden NFL e NHL, mas também diversos outros games como, por exemplo, FIFA, Battlefield, Dragon Age e Mass Effect.

O que poderá acontecer?

No momento o processo está aguardando uma resposta da Eletronic Arts. Há uma grande chance de que a EA perca a disputa devido ao fato de a acusação ser bem fundamentada.

Sobre a Eletronic Arts

Fundada em 1982, a Eletronic Arts (EA) é uma empresa norte americana com sede em Redwood City, Califórnia. A EA já desenvolveu inúmeros títulos de jogos e alguns programas de produtividade para PCs. Atualmente a empresa trabalha no desenvolvimento dos games Battlefield, Need for Speed, The Sims, Medal of Honor, Command & Conquer, Dead Space, Mass Effect, Dragon Age, Army of Two, Titanfall e Star Wars, Sports FIFA, Madden NFL, NBA Live, NHL e EA Sports UFC.

O que você acha da situação em que se encontra a desenvolvedora de games? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!