Recentemente o Playstation 4 recebeu uma nova atualização (8.0) e com ela os jogadores do console da Sony tiveram uma surpresa. Após a realização da instalação do update do videogame, uma mensagem apareceu informando que a partir de agora a Sony teria o direito de gravar a voz do usuário para fins de moderação.

Veja abaixo alguns relatos de usuários na rede social Twitter:

Inicialmente, as notas da atualização não mencionavam que haveria gravações da voz do usuário. Entretanto, após liberar o update 8.0, a Sony comunicou em seu blog oficial o que de fato a mensagem significa. Confira abaixo o que foi dito:

"Após esta atualização, os usuários estão vendo uma notificação sobre Party Safety e que os bate-papos de voz nas festas podem ser gravados. A gravação de chat de voz para moderação é um recurso que estará disponível no PS5 quando for iniciado e permitirá que os usuários gravem seus chats de voz no PS5 e os enviem para revisão de moderação. O pop-up que você está vendo no PS4 agora é para informá-lo de que quando você participa de um bate-papo com um usuário do PS5 (pós-lançamento), ele pode enviar essas gravações do console PS5 para a SIE."

Para resumir o texto acima, a Sony disse que quando o usuário entrar em um chat com microfone, mesmo no PS4, sua voz poderá ser gravada e enviada para a Sony no intuito de passar a moderação do áudio para outro usuário. Isso pode soar invasivo, porém a funcionalidade pode ser útil para os usuários denunciarem jogadores mal-intencionados.

Pela fala da desenvolvedora japonesa de consoles, não parece que a empresa irá ouvir ativamente todas as conversas dos usuários de seus videogames.

A atualização 8.0 para o PS4 também trouxe outras novidades

A atualização 8.0 também altera a forma como as mensagens funcionam e adicionam novos avatares, controles de comunicação dos pais e implementa o suporte para aplicativos de autenticação de dois fatores.

Para se preparar para o lançamento do PS5, a Sony alterou os apps "PS4 Remote" para smartphones, Mac e PCs para "PS Remote Play".

O que achou das novidades? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!