A Steam é a principal loja virtual e plataforma de games no PC. A plataforma fornece com transparência o número de jogadores conectados a cada minuto e em cada game. Baseado nessas estatísticas de 01 até 30 de setembro de 2020, montamos um ranking dos jogos mais jogados na Steam no mês.

Os dados são baseados em horas jogadas e no número pico de jogadores logados simultaneamente em todo o mundo. Não é levado em consideração o número de cópias vendidas e só podemos considerar jogos online para conseguir coletar tais estatísticas de tempo jogado, uma vez que é impossível monitorar games não logados na Steam.

Ranking de jogos mais jogados na Steam no mês de Setembro:

Counter-Strike: Global Offensive

Total de horas jogadas entre 01 e 30 de setembro: 449,208,910
Número pico de players logados simultâneamente: 977,769

Mais um mês seguido no top 1 da Steam. Counter-Strike: Global Offensive (CS: GO) é um videogame multiplayer de tiro em primeira pessoa desenvolvido pela Valve and Hidden Path Entertainment. É o quarto jogo da série Counter-Strike e foi lançado para Windows, OS X, Xbox 360 e PlayStation 3 em agosto de 2012, enquanto a versão Linux foi lançada em 2014.

Se trata de um dos principais jogos competitivos dos últimos tempos, junto a League of Legends, e possui alta popularidade até hoje. Não é de se estranhar que por mais um mês seguido ele seja o game mais jogado na Steam.

Dota 2


Total de horas jogadas entre 01 e 30 de setembro: 302,395,856
Número pico de players logados simultâneamente: 670,547

Vídeo incorporado do YouTube

Outro game que não perde sua posição no PC, Dota 2 é uma arena de batalha multiplayer online (MOBA) desenvolvido e publicado pela Valve. O jogo é uma sequência de Defense of the Ancients (DotA), que foi um mod criado pela comunidade para Warcraft III: Reign of Chaos da Blizzard Entertainment e seu pacote de expansão, The Frozen Throne.

O Dota 2 é jogado em partidas entre duas equipes de cinco jogadores, com cada equipe ocupando e defendendo sua própria base separada no mapa. Cada um dos dez jogadores controla independentemente um personagem poderoso, conhecido como um "herói", que possui habilidades únicas e diferentes estilos de jogo. Durante uma partida, os jogadores coletam pontos de experiência e itens para seus heróis derrotar com sucesso os heróis do time adversário no combate jogador contra jogador. Uma equipe vence por ser a primeira a destruir o "Ancião" da outra equipe, uma grande estrutura localizada em sua base.

Apenas League of Legends consegue desbancar Dota 2 como o MOBA mais jogado, porém LoL não está na Steam e portanto fica de fora dessa lista deixando o segundo lugar como o jogo mais jogado na Steam em agosto para Dota 2.


PLAYERUNKNOWN'S BATTLEGROUNDS


Total de horas jogadas entre 01 e 30 de setembro: 125,479,004
Número pico de players logados simultâneamente: 403,693

Vídeo incorporado do YouTube

PLAYERUNKNOWN'S BATTLEGROUNDS (PUBG) é um jogo online multiplayer Battle Royale desenvolvido e publicado pela PUBG Corporation, uma subsidiária da empresa de videogame sul-coreana Bluehole. O jogo é baseado em mods anteriores que foram criados por Brendan "PlayerUnknown" Greene para outros jogos, inspirado no filme japonês Battle Royale de 2000, e expandido para um jogo autônomo sob a direção criativa de Greene. No jogo, até cem jogadores saltam de pára-quedas em uma ilha e procuram armas e equipamentos para matar outros, evitando serem mortos. A área de segurança disponível no mapa do jogo diminui de tamanho com o tempo, direcionando os jogadores sobreviventes para áreas mais restritas para forçar os encontros. O último jogador ou equipe em pé vence a rodada.

Battlegrounds foi lançado pela primeira vez para o Microsoft Windows através do programa beta de acesso antecipado do Steam em março de 2017, com um lançamento completo em dezembro de 2017. O jogo também foi lançado pela Microsoft Studios para o Xbox One por meio de seu programa Xbox Game Preview no mesmo mês, e lançado oficialmente em setembro de 2018. Uma versão móvel free-to-play para Android e iOS foi lançada em 2018, além de uma porta para o PlayStation 4. Uma versão para a plataforma de streaming Stadia foi lançada em abril de 2020. Battlegrounds é um dos melhores -venda e os videogames mais jogados de todos os tempos. O jogo vendeu mais de 70 milhões de cópias até 2020, com PUBG Mobile tendo sido baixado mais de 600 milhões de vezes.


Among Us


Total de horas jogadas entre 01 e 30 de setembro: 108,543,807
Número pico de players logados simultâneamente: 438,524

Vídeo incorporado do YouTube

Among Us é um jogo de dedução social multijogador online, desenvolvido e publicado pelo estúdio de jogos americano InnerSloth e lançado em 15 de junho de 2018, porém se tornou gratuito somente em julho de 2020 e se popularizou entre streamers. O jogo se passa em um ambiente com tema espacial, onde cada jogador enfrenta um de dois papéis, a maioria sendo Crewmates, e um número predeterminado sendo Impostors.

O objetivo dos Crewmates é identificar os Impostors, eliminá-los e completar tarefas ao redor do mapa; o objetivo dos Impostores é sabotar e matar secretamente os Crewmates antes que concluam todas as suas tarefas. Por meio de uma pluralidade de votos, os jogadores que se acredita serem Impositores podem ser removidos do jogo. Se todos os Impostors forem eliminados ou todas as tarefas forem concluídas, os Crewmates vencem; se houver um número igual de Impostores e Membros de Tripulação, ou se uma sabotagem crítica não for resolvida, os Impostores vencem.

Embora tenha sido lançado inicialmente em 2018 com pouca atenção mainstream, ele recebeu um influxo de popularidade em 2020 devido a muitos streamers Twitch e YouTubers bem conhecidos jogando-o. Em resposta à popularidade do jogo, uma sequência, Among Us 2, foi anunciada em agosto de 2020. No entanto, um mês depois, em setembro, a sequência planejada foi cancelada com a equipe mudando o foco para melhorar o jogo original.


Tom Clancy's Rainbow Six Siege

Total de horas jogadas entre 01 e 30 de setembro: 55,687,434
Número pico de players logados simultâneamente: 163,478

Vídeo incorporado do YouTube


Tom Clancy's Rainbow Six Siege, é um videogame de tiro tático online desenvolvido pela Ubisoft Montreal e publicado pela Ubisoft. Foi lançado mundialmente para Microsoft Windows, PlayStation 4 e Xbox One em 1 de dezembro de 2015; o jogo também está programado para ser lançado para PlayStation 5 e Xbox Series X em 2020. O jogo coloca grande ênfase na destruição ambiental e na cooperação entre os jogadores. Cada jogador assume o controle de um atacante ou defensor em diferentes modos de jogo, como resgatar um refém, desarmar uma bomba e assumir o controle de um objetivo dentro de uma sala. O título não tem campanha, mas apresenta uma série de missões curtas e offline chamadas de "situações" que podem ser jogadas sozinho. Essas missões têm uma narrativa solta, com foco em recrutas em treinamento para prepará-los para futuros encontros com os "Máscaras Brancas", um grupo terrorista que ameaça a segurança do mundo.