Recentemente, a Sony revelou a data de lançamento e os preços do Playstation 5 e juntamente com as tão esperadas notícias, vieram as especificações do controle desenvolvido para o PS5, o DualSense. Mesmo com mais funções, que inclusive prometem uma maior imersão ao jogador, o novo controle do console de próxima geração possui uma bateria com capacidade maior que a do DualSchock 4, sendo cerca de 1,5 vezes maior que a bateria de seu antecessor (1560mAh contra 1000mAh).

Embora se saiba a capacidade da bateria do DualSense, infelizmente ainda não se sabe como ele se comporta em termos de consumo energético. Caso o consumo seja grande, a bateria maior não será uma vantagem, pois os jogadores terão de carregar o controle com mais frequência. Entretanto, espera-se que haja uma certa economia devido ao uso do Bluetooth 5.1 para a conexão entre o PS5 e o DualSense.

Ao menos, mesmo que o consumo seja maior quando o DualSense utilizar todas as suas tecnologias, principalmente o haptic feedback e os gatilhos adaptáveis, o controle contará com um carregamento mais rápido devido a sua porta USB-C.

Confira abaixo as especificações completas do controle DualSense:

Dimensões Aproximadamente. 160 mm x 66 mm x 106 mm (exclui a maior projeção) (largura x altura x profundidade)
Peso Aproximadamente. 280g
Botões Botão PS, botão Criar, botão Opções, botões direcionais (Cima / Baixo / Esquerda / Direita), botões de ação (Triângulo, Círculo, Cruz, Quadrado), botão R1 / L1, botão R2 / L2 (com Efeito Trigger) Controle esquerdo / Botão L3, botão direito / R3, botão Touch Pad, botão MUTE
Touch Pad Touch pad de 2 pontos, tipo capacitivo, mecanismo de clique
Sensor de movimento Sistema de detecção de movimento de seis eixos (giroscópio de três eixos + acelerômetro de três eixos)
Áudio Matriz de microfone embutido, alto-falante mono embutido, fone de ouvido estéreo Saída: 48 kHz / 16 bits, entrada: 24 kHz / 16 bits
Comentários Efeito de gatilho (no botão R2 / L2), vibração (feedback tátil por atuadores duplos), indicadores (barra de luz / indicador do jogador / status MUTE)
Ports Porta USB Type-C® (Hi-Speed ​​USB), conector de fone de ouvido estéreo, terminais de carregamento
Comunicação Sem fio : Bluetooth® Ver5.1
com fio : conexão USB (HID, áudio)
Bateria Tipo : Bateria recarregável de íon de lítio embutida
Voltagem : DC 3,65V
Capacidade : 1.560mAh

Disponibilidade e lançamento

O Playstation 5 será lançado no dia 12 de novembro nos EUA, Japão, Canada, México, Austrália, Nova Zelândia e Coreia do Sul, e no dia 19 para o resto do mundo (Brasil incluso). O valor do PS5 no Brasil será de R$ 4.499 para a versão de edição digital e R$ 4.999 para a versão com leitor Blu-Ray.