Apple é impedida de bloquear o Unreal Engine da Epic Games

Recentemente o tribunal que está julgando o caso da Epic Games contra a Apple decidiu que a "maçã" não poderá bloquear o Unreal Engine da desenvolvedora de jogos.

Imagem ilustrativa da Epic Games e do Unreal Engine.
Imagem ilustrativa da Epic Games e do Unreal Engine.

Na noite de ontem (24) um tribunal distrital negou a medida provisória (temporaria) da Epic Games de voltar com Fortnite na App Store (iOS). Porém, foi decidido tambem que a Apple não poderá bloquear a capacidade da desenvolvedora de jogos de fornecer e distribuir a Unreal Engine aos desenvolvedores de games para iPhones e iPads.

Durante o julgamento, ficou decidido pela juíza Yvonne Gonzalez Rogers que a Apple não será obrigada a retornar o jogo Fortnite para a App Store (entenda o motivo da retirada do game aqui). Yvonne diz:

"O Tribunal concluiu que, com relação à moção da Epic Games em relação aos seus jogos, incluindo Fortnite, a Epic Games ainda não demonstrou dano irreparável. A situação atual parece de sua própria autoria. A Epic Games estrategicamente escolheu quebrar seus acordos com a Apple."

No intuito de manter o equilíbrio, a juíza acabou decidindo que o uso da Unreal Engine não poderá ser cortado nas ferramentas de desenvolvimento do iOS pela Apple. Yvonne diz:

"A Apple que optou por agir severamente."

Esta ação de tentativa de corte da Unreal Engine impactaria aplicativos de outros desenvolvedores, além da reputação da Epic Games, que é desenvolvedora do motor gráfico. A juíza complementou dizendo:

"A Epic Games e a Apple têm a liberdade de litigar entre si, mas sua disputa não deve causar estragos aos espectadores."

Yvonne concordou com a Epic Games quanto aos "danos potenciais significativos para a própria plataforma de Unreal Engine e para a indústria de jogos em geral", e disse que não havia como a Apple negar que a Epic não teria prejuízo algum se os desenvolvedores da Unreal Engine abandonassem os projetos de seus games devido à falta de suporte da Epic nas plataformas da Apple.

Ainda não se sabe quando será decidido o resultado deste processo da Epic Games e Apple, mas acredita-se que não será neste ano.

O que achou da decisão do tribunal? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!

O melhor celular intermediário para importar?

Conteúdo relacionado

Fortnite é banido da App Store e Google Play, entenda o caso
Games

Fortnite é banido da App Store e Google Play, entenda o caso

Após a Epic Games desafiar as normas da App Store e Play Store, o Fortnite foi banido das lojas, dando início a um movimento anti-truste virtual e a dois processos por parte da Epic Games contra a Apple e Google.

Microsoft alerta o tribunal que bloqueio feito pela Apple com Epic Games prejudicará os negócios de jogos
Tecnologia

Microsoft alerta o tribunal que bloqueio feito pela Apple com Epic Games prejudicará os negócios de jogos

Neste final de semana a Microsoft decidiu se pronunciar sobre o conflito entre a Apple e a Epic Games, que segundo a empresa, poderá afetar os negócios de jogos.

Epic Games anuncia torneio #freefortnite com prêmios anti-Apple
Games

Epic Games anuncia torneio #freefortnite com prêmios anti-Apple

Epic Games decide organizar um campeonato de Fortnite como forma de campanha para liberar Fortnite no iOS e provocar com prêmios anti-Apple.