Na noite de ontem (24) um tribunal distrital negou a medida provisória (temporaria) da Epic Games de voltar com Fortnite na App Store (iOS). Porém, foi decidido tambem que a Apple não poderá bloquear a capacidade da desenvolvedora de jogos de fornecer e distribuir a Unreal Engine aos desenvolvedores de games para iPhones e iPads.

Durante o julgamento, ficou decidido pela juíza Yvonne Gonzalez Rogers que a Apple não será obrigada a retornar o jogo Fortnite para a App Store (entenda o motivo da retirada do game aqui). Yvonne diz:

"O Tribunal concluiu que, com relação à moção da Epic Games em relação aos seus jogos, incluindo Fortnite, a Epic Games ainda não demonstrou dano irreparável. A situação atual parece de sua própria autoria. A Epic Games estrategicamente escolheu quebrar seus acordos com a Apple."

No intuito de manter o equilíbrio, a juíza acabou decidindo que o uso da Unreal Engine não poderá ser cortado nas ferramentas de desenvolvimento do iOS pela Apple. Yvonne diz:

"A Apple que optou por agir severamente."

Esta ação de tentativa de corte da Unreal Engine impactaria aplicativos de outros desenvolvedores, além da reputação da Epic Games, que é desenvolvedora do motor gráfico. A juíza complementou dizendo:

"A Epic Games e a Apple têm a liberdade de litigar entre si, mas sua disputa não deve causar estragos aos espectadores."

Yvonne concordou com a Epic Games quanto aos "danos potenciais significativos para a própria plataforma de Unreal Engine e para a indústria de jogos em geral", e disse que não havia como a Apple negar que a Epic não teria prejuízo algum se os desenvolvedores da Unreal Engine abandonassem os projetos de seus games devido à falta de suporte da Epic nas plataformas da Apple.

Ainda não se sabe quando será decidido o resultado deste processo da Epic Games e Apple, mas acredita-se que não será neste ano.

O que achou da decisão do tribunal? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!