A Epic Games começou um processo recentemente contra as regras da App Store, loja de aplicativos da Apple (a mesma coisa foi feita com a Play Store). Ontem a desenvolvedora de jogos implementou uma nova forma de pagamento para Fortnite por meio de uma atualização nos servidores, permitindo que as compras fossem realizadas diretamente, contornando o sistema de compras dentro da loja de apps da Apple. Devido a esta ação da Epic Games, a Apple tomou providencias e rapidamente retirou Fortnite da App Store.

Em um comunicado à imprensa, a Apple disse:

"A Epic habilitou um recurso em seu aplicativo que não foi revisado ou aprovado pela Apple, e eles o fizeram com a intenção expressa de violar as diretrizes da App Store em relação aos pagamentos no aplicativo que se aplicam a todos os desenvolvedores que vendem produtos ou serviços digitais."

O banimento do app da Epic Games já era algo que a própria desenvolvedora esperava e estava pronta para reagir. Logo em seguida ao ato de banimento da App Store, a empresa disse que estava entrando com um processo contra a Apple, acusando-a de abuso de poder no mercado. A Epic Games disse:

"A remoção de Fortnite pela Apple é mais um exemplo da Apple flexionando seu enorme poder a fim de impor restrições injustificadas e manter ilegalmente seu monopólio de 100% sobre o mercado de processamento de pagamentos no aplicativo iOS."

Logo em seguida, após a revelação do processo contra a Apple, a Epic Games compartilhou um vídeo de Fortnite, onde foi feito uma paródia do famoso comercial de "1984" da Apple. Durante o vídeo foi exibido o texto dizendo:

"A Epic Games desafiou o monopólio da App Store. Em retaliação, a Apple está bloqueando o Fortnite de um bilhão de dispositivos. Junte-se à luta para impedir que 2020 se torne ‘1984’. #FreeFortnite"

Infelizmente, qualquer ação legal contra a Apple por motivos de monopólio será um confronto difícil de ser vencido, pois o CEO da Apple, Tim Cook, já conversou com os funcionários antitruste do Congresso. Mesmo assim, a Epic Games ainda tem um trunfo que é a grande influência sobre os 350 milhões de usuários do game Fortnite, onde a reação tem se mostrado a favor de campanhas contra empresas.

Esse processo vem pouco tempo depois da Apple confirmar que não permitiria que os serviços de streaming de jogos xCloud, da Microsoft, e Stadia, da Google, chegassem ao iOS.

O que você acha da atitude da Apple que continua cada vez mais inflexível e querendo controlar tudo? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!