Chegou o patch 10.13 para League of Legends com as novas skins Curtindo o Verão para Syndra, Orianna, Taliyah, Heimerdinger e Jarvan IV. Com isso, também vieram novas tentativas de balanceamento com nerfs para Aphelios, Cassiopeia, Kalista, Ornn, Syndra e Yuumi, além de buffs para Kog’Maw, Gnar, Nocturne, Lucian, Nunu, Rakan, Ryze, Vi e Yorick.. Atualizamos então nossa tier list de campeões de League of Legends para o patch 10.13.

Essa lista leva em consideração estatísticas colhidas por múltiplos sites e aplicativos, como blitz.gg, metascr.com e op.gg. Esses números são a taxa de vitórias, KDA médio (Kills, Deaths e Assists), taxa de banimento e taxa de picks de cada um dos campeões. Tenha em mente de que consideramos estatísticas médias gerais, ou seja, que abrangem todos os elos, mas especificamente no modo 5v5 em Summoner's Rift, tanto em Normal Game como em partidas ranqueadas. Campeões não listados estão no rank C e possuem as piores estatísticas nesse patch.

Top Lane:

O meta tank ainda se mostra longe de mudar e a top lane ainda é uma lane extremamente relevante. Os colossos lutadores ainda dominam essa rota, com a ascensão do Volibear pós rework para o tier S de campeões da top lane.

  • Tier S: Garen, Darius, Volibear, Wukong e Shen

  • Tier A: Mordekeiser, Jax, Nasus, Urgot, Malphite, Sett, Camille, Fiora

  • Tier B: Renekton, Ornn, Maokai, Teemo, Quinn, Aatrox, Riven, Dr. Mundo, Kayle, Vladimir, Gangplank, Gnar e Irelia

Mid Lane:

A mid lane segue com poucas alterações, com assassinos bem fortes e com a ascensão da Orianna, a única maga ranged atualmente no tier S. Alguns campeões em específico andaram recebendo ajustes nos últimos patches que agora vemos estatisticamente seus impactos, como nerfs no Pyke no mid, nerfs seguidos no Talon que a pouco tempo atrás estava no tier S e também enfraquecimento na Syndra, que segue sendo ainda uma forte campeã na rota meio.

  • Tier S: Yasuo, Fizz, Zed, Kassadin, Fizz, Orianna e Ekko

  • Tier A: Galio, Twisted Fate, Diana, Katarina, Lux, Ahri, Vladimir, Syndra, Zoe e Annie.

  • Tier B: Talon, Le Blanc, Cassiopeia, Morgana, Xerath, Garen, Veigar, Kled, Vel’koz, Malzahar, Sylas, Pyke, Quinn, Anivia, Swain e Malphite

Jungle:

A jungle continua dominada pelos mesmo campeões, com destaque para o Ekko que se encontra em um momento muito forte tanto no mid quanto na jungle já há uns 3 patches. Graves foi nerfado seguidamente mas segue no tier S e o novo Volibear trouxe mais visibilidade e relevância para o campeão na jungle.

  • Tier S: Lee Sin, Graves, Kayn e Ekko

  • Tier A: Volibear, Master Yi, Zac, Fiddlesticks, Jarvan IV e Nunu

  • Tier B: Warwick, Vi, Trundle, Shyvana, Evelyn, Elise, Nidalee, Nocturne, Amumu, Hecarim e Rammus

Bot Lane:

Atiradores:

Enquanto itens de crítico se mostram ainda muito caros e demorados para tornar um atirador relevante no jogo, os ADCs seguem sendo alvos fáceis para os assassinos do mid e da jungle. Por isso o Ezreal segue invicto no tier S em já 4 patches, uma vez que ele facilmente se reposiciona, possui bastante range e poke nas suas skills e não depende de itens críticos. O Jhin por sua vez entrou para o tier S não só por escalonar bem com AD e possuir uma mecânica diferenciada que envolve o crítico, mas também por possuir muita velocidade de movimento e seu próprio controle de grupo, aumentando sua sobrevivência.

  • Tier S: Ezreal e Jhin

  • Tier A: Caitlyn, Aphelios, Vayne, Ashe

  • Tier B: Kai´Sa, Miss Fortune, Jinx, Twitch, Cassiopeia e Lucian

Suportes:

Os suportes dependem mais do funcionamento das outras lanes para se tornarem mais ou menos relevante. Com muitos campeões com avanços e engage forte, os suportes de peel e tanques seguem em tiers altos, com destaque para a Lulu que se mantém no tier S. Fora isso, a Yuumi segue sendo um problema de balanceamento que recebeu mais um nerf mas segue sendo presente até demais.

  • Tier S: Lulu, Thresh e Yuumi

  • Tier A: Senna, Nautilus, Morgana, Leona, Bardo, Blitzcrank

  • Tier B: Karma, Lux, Soraka, Janna, Pyke, Nami, Taric, Brand e Rakan