Uma das coisas mais decepcionantes e frustrantes de games online são os xingamentos, o famoso rage. Não apenas isso, players muitas vezes apelam para o racismo, machismo e homofobia para rebaixarem outros. Acontece que as empresas de games sabem muito bem desse problema, inclusive a Riot Games, responsável pelo League of Legends, um dos maiores jogos online do mundo e com maior potencial competitivo.

Esse tipo de comportamento, teoricamente, não deve passar despercebido. Jogadores de lol estão sujeito a reports nos finais de partidas que podem ser enviados sob diversas justificativas. Uma série contínua de reports resulta em punições que se agravam cada vez mais se houver reincidência.

Porém, o sistema integrado de reports pode não ser o suficiente e ele só aparece no final de partidas, enquanto abusos podem acontecer em telas de seleção de campeões de partidas que acabam não acontecendo por algum jogador fechar o launcher, ou próprio chat privado ou até mesmo nos nomes dos players. Em casos assim, é possível enviar um ticket diretamente no suporte da Riot para reportar o jogador em questão, desde que tenha o nick correto.

Veja quais ações são passíveis de punições e quais a possíveis punições:

*Categorias existentes na tela de report do launcher do LoL, acessível no final de uma partida

Opções disponíveis na tela de denúncia no final da partida.
Opções disponíveis na tela de denúncia no final da partida.

  • Atitude Negativa (desistência, por exemplo)
  • Abuso verbal (Agressão verbal, linguajar ofensivo)
  • Abandono de partida/ ociosidade
  • "Feeding" intencional (Mortes propositais para a equipe inimiga)
  • Discurso de ódio (Racismo, sexismo, homofobia e etc.)
  • Trapaça (Programas de terceiros não aprovados
  • Nome Ofensivo ou Inadequado

Há também a caixa de texto para especificar o motivo do reporte. Esses reports tem poder em quantidade, ou se a infração foi muito grave, resultando imediatamente em uma das punições a seguir, na ordem de mais leviana à mais grave:

  • Restrição de chat - Seu chat será desligado para a digitação, podendo ainda ler o que outros escrevem. O tempo depende de reincidência e da gravidade do que foi dito.
  • Fila de baixa prioridade (significa que terá de esperar entre 5 até 30 minutos para iniciar uma partida por 5 partidas)
  • Ban 1 dia (sem poder acessar sua conta)
  • Ban 3 dias
  • Ban 14 dias (se alguém chega aqui, está a um ponto de perder a conta permanentemente).
  • Perma ban

Coisas ditas no chat podem acarretar em todas essas punições, exceto a fila de baixa prioridade, essa fila é a punição específica para quem fica off-line durante uma partida, para quem fica AFK e quem abandona a tela de seleção de campeões após aceitar a partida. Algumas coisas, porém, são ban permanente da conta de imediato:

  • Confirmar compra de RP (Riot Points) e não pagar. (sua conta fica banida até que o pagamento seja feito)
  • Racismo e homofobia explícitos, ameaças à vida e gravíssimos casos de ofensas podem acarretar em banimento permanente imediatamente.
  • Hacks e scripts, se trata de trapaça. Sem argumentos se programas terceiros forem identificados.
  • Elojob, ou alguém acessar sua conta para jogar ranqueadas por você, também acarretam em parma ban. Mas pode ser algo bem difícil de se provar.
  • Todos os bans faltando 2 meses ou menos para o final da season tiram suas recompensas ranqueadas (bordas etc).

Agora, para enviar diretamente para a Riot Games um Ticket envolvendo qualquer uma dessas infrações, você deve acessar o suporte da Riot Games, selecionar League of Legends e fazer seu login.

Clique na opção
Clique na opção "denunciar um jogador"

Então, aqui você deve clicar em "denunciar um jogador"

Preencha o formulário e envie o reporte. Acompanhe em
Preencha o formulário e envie o reporte. Acompanhe em "solicitações" e você também receberá respostas por e-mail.

Para então preencher as devidas informações. Antigamente era possível anexar prints do ocorrido, porém isso nunca foi necessário, uma vez que o suporte da Riot tem acesso a todo o histórico de chat de uma partida, e também do chat privado do jogador se assim for solicitado. É importante também salientar que esses reports devem ser feitos o mais rápido possível após o ocorrido.

Independente do game, reportar mal comportamento de jogadores é o mais importante a se fazer para conseguirmos chegar a uma melhor comunidade gamer. Para isso, a impunidade também não pode prevalecer e as empresas devem fazer sua parte como autoridade.