O League of Legends definitivamente trouxe alguns campeões diferenciados ultimamente. Nem todos, porém, se destacaram tanto por isso. Enquanto a Neeko, a camaleoa que pode se transformar em outros players aliados, inseriu uma nova mecânica, o restante de seu kit de habilidades se resumiu como um tanto genérico e não muito original. O mesmo vale para o usurpador Sylas, que rouba Ultimates inimigas, possibilitando sim uma gama variada de plays, mas um tanto imprevisível.

Já a gata Yuumi deu o que falar até mesmo tempos após seu lançamento. Um suporte de sustain que simplesmente se torna invulnerável ao entrar dentro de um aliado resultou em algumas combinações um tanto quebradas. Como a Yuumi dentro de tanks, ou de campeões com invisibilidade, entre nerfs, buffs e ajustes, a gata apareceu no competitivo, criou o meta de lutador + Yuumi na bot lane (incrivelmente bem sucedida) e no momento se encontra com um potencial de cura absurdo, porém com seu dano e controle de grupo extremamente enfraquecidos. Já a Senna, que chegou já como membro da nova banda True Damage, inicialmente ganhou a impressão de ser uma campeã muito forte, o que de fato é, mas não quebrada, e muito bem lidável como suporte uma vez que se entende melhor a campeã. Ainda se trata de um ADC sem escape e muito frágil, então qualquer outro suporte all in deve fazer o trabalho. Após nerfs, então, seu potencial como ADC, e não suporte, foi corrigido e deixou de ser um problema para o balanceamento do game.

Mas estamos aqui para falar principalmente do mais novo campeão, o Aphelios, um ADC com promessas de ser o campeão mais complexo até o momento, e que semanas após seu lançamento já chamou muita atenção por ser um atirador muito forte. Agora, falemos sobre essa tal grande dificuldade e se o Lunari está ou não broken.

Primeiro de tudo, a possibilidade de trazer 5 armas diferentes com 5 skills distintas que interagem entre si e com sua Ultimate é algo que abre uma grande possibilidade de gameplays. O estilo de jogo do Aphelios é constantemente alterado com base nas duas armas a sua disposição.

O guia completo de suas habilidades pode ser encontrado aqui, mas não estou aqui para explicar o campeão e seu kit, mas sim analisar sua performance, combos e potencial. Quanto a suas armas, cada uma tem sua função e deve ser utilizada sabiamente para se tirar o potencial total do campeão. Alguma dessas armas estavam sim quebradas em alguns aspectos. O que não faltou na internet foram gravações de Pentakills de Aphelios usando somente a Ultimate da Infernum, o lança chamas. Uma explosão pesada adicional e em área para cada campeão atingido é sim um tanto desbalanceado, principalmente por resultar em Pentakills com uma única skill lançada no time inimigo amontoado. Isso já está sendo corrigido e essa Ultimate receberá um nerf em dano e range de explosão no próximo patch.

Vídeo incorporado do YouTube Agora, o campeão em si não é broken, é um AD carry forte e sólido em todos os momentos do game, do early ao late, mas não broken. Ele sofre de um movespeed base muito baixo e simplesmente nenhuma mobilidade, sendo extremamente vulnerável a controle de grupo e campeões all-in, assassinos e etc. O Aphelios é tão forte quanto qualquer ADC com os itens certos, e tão vulnerável quanto qualquer campeão do mesmo role, com o agravante de necessitar de proteção para sobreviver. O chocante nesse atirador é justamente a complexidade do seu kit, o que até o momento não foi absorvido em sua totalidade pela comunidade. Um campeão com uma gama tão grande de gameplays e um kit que tem mais texto que um Patch Note tende a ser conterável por conhecimento. Jogar com ou contra um Aphelios exige conhecimento de suas habilidades e sinergia com seu suporte.

Porém, quanto a sua tão dita e famigerada dificuldade, ele é tão difícil quanto qualquer atirador, necessita de posicionamento, farm, saber lidar com uma lane dupla e um suporte. Mecânicamente, o campeão não é nada difícil. Falando de maneira bem rasa, ele tem auto ataques, uma skill e uma Ultimate. Sua verdadeira dificuldade, que de fato é sim inédita, está no conhecimento necessário para entender seu kit de Habilidades, armas e então conseguir extrair o potencial do campeão. A dificuldade está na atenção necessária para não ser pego de surpresa por uma troca de armas indesejada por munição ausente, e também na estratégia para saber exatamente o que fazer com a próxima arma, alternar entre elas em momentos oportunos, guardar ou gastar munição para trazer a ordem de armas desejada e ainda definir combos entre as skills e passivas das armas a sua disposição. O jogador de Aphelios terá sim dificuldade se não souber o que fazer para combar sua arma principal com a secundária. Mas, é totalmente possível jogar com o atirador mesmo sem conhecimento algum, afinal, a grande base de um atirador está nos auto ataques. A verdadeira dificuldade está em jogar bem e extrair o potencial do campeão.

Eu compararia o Aphelios ao Lee Sin nesse quesito. Um campeão que se pode jogar medianamente com ele e fazer uma grande diferença no game, mas que se jogado verdadeiramente bem, pode carregar o game quase que sozinho. Porém, o Aphelios não precisa de velocidade nos dedos, mas sim de pensamento amplo e rápido, junto de atenção constante ao game de maneira geral e em sua munição, ordem de armas e possíveis combos que mudam a cada troca de arma.

Então, para concluir, não se trata de um campeão broken, mas sim de um campeão forte. Ao mesmo tempo não é um campeão difícil de se fazer o mínimo com ele, mas é sim um campeão complexo e muito difícil de se fazer o máximo de seu potencial. Então, seja para jogar com o atirador, ou lidar com ele na lane inimiga, leia suas habilidades e preste atenção em suas armas.