Star Wars Episode I: Racer é um jogo clássico lançado em 1999 para Nintendo 64 (N64) e PC. Baseado no filme Star Wars: Episode I — The Phantom Menace (Star Wars: Episode I — A Ameaça Fantasma), o game fez muito sucesso ao ser lançado juntamente com a obra cinematográfica. Para a felicidade dos fãs, foi anunciado recentemente durante o Nintendo Direct que o título ganharia uma remasterização para Playstation 4 e Nintendo Switch. Porém, o lançamento que iria ocorrer no dia 12 de maio deste ano, acabou sendo adiado, mas felizmente os fãs do game não irão precisar esperar por muito mais tempo pois os seus desenvolvedores acabaram de anunciar que Star Wars Episode I: Race será lançado para Nintendo Switch e PS4 no dia 23 de junho!

A declaração dos desenvolvedores de Star Wars Episode I: Racer foi dada ao site Nintendo Life hoje pela manhã dizendo:

"Atenção fãs de Star Wars Episode I: Racer!!!

Estamos programados para lançar no Nintendo Switch e PS4 em 23 de junho.

Obrigado por seu apoio contínuo e comentários gentis enquanto trabalhamos nesta versão.

Vemo-nos nas pistas de corrida"

Desenvolvedores remapearam os comandos para adaptar o jogo aos novos consoles

Para ser possível jogar nos controles dos consoles da geração mais recente, os desenvolvedores remapearam os comandos. Isto e mais outros aspectos de Star Wars: Episode I Racer foram ditos durante uma entrevista no site starwars.com, onde James Vicari, produtor do estúdio Aspyr, explica como será atualizado o game para o Nintendo Switch.

"Você realmente quer ter certeza de que o jogo joga bem e abraça o máximo de variações possível para [os Switch Joy-Cons]. Por isso, fizemos muito trabalho para garantir que o jogo seja confortável em todas as configurações, incluindo jogar com cada Joy-Con individual. A equipe aqui acredita que o melhor esquema de controle é aquele em que você nunca pensa e que a filosofia realmente permeia tudo o que fizemos com os controles."

Para o PS4, James disse para o Playstation Blog que "alterou todas as sequências de FMV do jogo". Confira abaixo o resumo completo do que foi dito sobre a remasterização de Star Wars: Episode I Racer:

  • Uprezze todas as sequências de FMV no jogo. Resoluções muito maiores que ficarão melhores do que nunca na sua TV 4K. Apesar da idade dos modelos originais, essas cenas parecem impressionantes e o levarão de volta a ver a faixa em Tatooine pela primeira vez em 1999.
  • Re-mapeamos todos os controles para parecer o DualShock 4 (e os Joy-Cons). Isso pode parecer trivial, mas sentir que você está pilotando um Podracer precisa de um toque muito especial. Os controles que capturaram a emoção do Podracing em 1999 simplesmente não parecem tão naturais no controlador moderno, mas nossa equipe se dedicou a criar a melhor experiência em Podracing. Você pode esperar controles que parecem naturais e modernos.
  • Os caçadores de troféus ficarão felizes em saber que adicionamos troféus. Você poderá provar que é o melhor campeão de Podracing com um troféu de platina!

Lançamento e disponibilidade

Star Wars: Episode I Racer será lançado no dia 23 de junho para as plataformas Nintendo Switch e Playstation 4 (PS4) pelo valor de US$14,99. O jogo possuirá todos os recursos presentes na versão original como os 25 pilotos jogáveis, pistas de corridas em 8 mundos e corridas em tela dividida. Confira abaixo o vídeo do jogo original de 1999 sendo jogado no PC: