Durante a CES (Consumer Electronics Show) deste ano, a maior feira de tecnologia do mundo e que ocorre em Las Vegas, a Samsung apresentou um peculiar e um tanto fofo novo produto, um robô doméstico que em muito lembra o BB-8 da nova trilogia Star Wars.

O novo aparelho se chama Ballie e é capaz de seguir o usuário por onde vai, construído sob a ideologia de que robôs podem ser nossos companheiros na próxima década. "Vamos ter 43 megacidades em 2030. Precisamos repensar os espaços. Não só de pessoas, mas pets, que são considerados parte da família. Precisamos de um novo modo de pensar. A nova década é a era da experiência e novos dispositivos da tecnologia como robôs podem ser companheiros de vida", apontou H.S. Kim, CEO da Samsung, segundo cobertura do Uol.

Bom, além de te acompanhar por aí com velocidade e distância do usuário adaptáveis, o robozinho é capaz de muito mais. Sua ideia é ser um cuidador da casa. Ele pode comunicar seu ou seus donos via celular enquanto eles estão fora sobre o que acontece no lar. Via conectividade moderna de aparelhos domésticos, o Ballie é capaz, por exemplo, de acionar automaticamente um aspirador para limpar algo que tenha acontecido, como o gato derrubar algo ou sujar algum lugar.

Existe também uma câmera no robô para capturar momentos da família. Ele pode mediar toda relação de humanos com eletrônicos que assim permitem conectividade, sendo, por exemplo, até mesmo um controle remoto para idosos via IA e comandos por voz.

Sem dúvidas é um aparelho que auxilia, mas também que grava nossa vida toda. "Claro que você quer que o Ballie seja divertido, mas também queremos que ele guarde nossos segredos. Queremos uma IA que podemos confiar", apontou Sebastian Seung, cientista-chefe da Samsung, sobre questões de privacidade do pequeno robô.

A Samsung se restringiu a apenas apresentar o Ballie e suas possibilidades para o futuro, sem informações sobre datas, lançamento, disponibilidade e preço. Por hora, aguardamos mais informações e assistimos Star Wars para imaginar como nossa vida pode ser em um futuro próximo.