Durante o evento da Sony, que ocorreu recentemente, sabia-se que seriam apresentados jogos para o PS5, entretanto a desenvolvedora japonesa de jogos nos pegou de surpresa revelando diversas imagens de seu console da próxima geração. Para o alívio de muitos, o design do novo videogame não se parece em nada com a versão para desenvolvedores que foi mostrada em fotos em diversos momentos.

Algumas especificações do PS5 reveladas por Mark Cerny

Mark Cerny, arquiteto do PS5, apresentando a possibilidade de expansão da memória do PS5. Fonte: Playstation
Mark Cerny, arquiteto do PS5, apresentando a possibilidade de expansão da memória do PS5. Fonte: Playstation

Há alguns meses atrás o arquiteto responsável pelo projeto do PS5, Mark Cerny, apresentou diversos detalhes sobre o funcionamento do PS5, que apesar de não serem todos, fez os fãs do console desenvolvido pela Sony ficarem mais curiosos para saber do que o videogame seria capaz. Um dos principais pontos da apresentação compunham a velocidade absurda do SSD do PS5, com um funcionamento totalmente customizado pela empresa, que segundo as informações ditas, transformaria a forma com que os jogos são feitos e renderizados pelo videogame. Outro ponto interessante foi a forma como o processador e o chip gráfico funcionariam, oscilando suas velocidades (clock) de acordo com a exigência no momento, além de haver uma distribuição de energia inteligente, fazendo com que haja um aquecimento menor do hardware.

DualSense: o novo controle do PS5

Controle Wireless do Playstation 5 DualSense. Fonte: Playstation
Controle Wireless do Playstation 5 DualSense. Fonte: Playstation

Algum tempo depois, o controle do PS5 foi revelado, o DualSense, perdendo a nomenclatura DualSchock e ganhando um formato um pouco diferente. Além desta mudança no nome, o DualSense apresentou uma cor diferente do habitual (toda preta) com um corpo em sua maior parte branco com alguns detalhes em preto. Mas a Sony não parou por aí e implementou novas tecnologias como o haptic feedback, os adaptive triggers (gatilhos adaptáveis) e o microfone embutido para uma comunicação facilitada.

Alguns rumores se confirmaram como a entrada USB-C no controle DualSense e a entrada para fones de ouvido. Isso possibilitará um carregamento mais rápido da bateria do controle além da liberdade de utilizar um bom headphone com fio em conjunto com o microfone embutido no controle.

Epic Games revela Unreal Engine 5 no PS5

Há algumas semanas atrás a Epic Games revelou seu mais novo motor gráfico, a Unreal Engine 5. Para demonstrar a sua capacidade, a desenvolvedora de jogos utilizou o PS5. Muitos fãs ficaram impressionados com os resultados que foram mostrados durante o vídeo de gameplay de um game de demonstração.

Vídeo incorporado do YouTube

Playstation 5 é revelado durante evento "PS5 - The Future of Gaming"

Evento PS5 - The Future of Gaming. Fonte: playstation
Evento "PS5 - The Future of Gaming". Fonte: playstation

Para a surpresa de muitos, pois a Sony descreveu seu evento como sendo voltado somente para os jogos de seu console da próxima geração, o Playstation 5 foi revelado. Sua aparência em termos de cores lembra muito o controle DualSense (branco com detalhes em preto), que foi apresentado há alguns meses atrás.

O design do PS5 surpreendeu, pois muitos pensavam em uma estrutura grande e robusta devido ao seu hardware e possíveis problemas de refrigeração. Entretanto o que nos foi apresentado foi um design fino, principalmente na versão digital do console, que não possui o leitor Blu-ray 4K.

Playstation 5 e PS5 Digital edition. Fonte: playstation
Playstation 5 e PS5 Digital edition. Fonte: playstation

Disponibilidade e preço

Ainda não se sabe a data exata que o Playstation 5 será lançado e muito menos o seu preço. Porém espera-se que a versão digital do console (sem o leitor Blu-ray) seja mais barata em comparação com a versão normal (com leitor de discos). O anúncio de duas versões do console pode ser uma estratégia para aumentar a receita da desenvolvedora japonesa de consoles, para que se consiga manter um preço competitivo no mercado e assim ampliar a base de utilizadores do PS5.

Vídeo incorporado do YouTube