Um grande obstáculo que tornou mais difícil a tarefa de encontrar um gamepad confiável para usar com o smartphone foi aproximadamente na época que o Android 10 e o iOS 13 adicionaram suporte nativo aos controles DualSchok 4 e Xbox One. Mesmo assim, a Razer decidiu tentar oferecer uma maneira mais confortável para se jogar games no celular. Então foi lançado o controle chamado Kishi, um acessório que custa US$80 feito pela Razer em parceria com a Gamevice.

O Razer Kishi é um controle compacto que se divide em duas partes, algo parecido com o que temos no Joy-con do Nintendo Switch. A conexão com o dispositivo é feita via conector USB-C que se liga ao outro lado por meio de um cabo.

O gamepad da Razer possui suporte para os smartphones da Razer, o Google Pixel 2 e o novo, o Galaxy S8 e o mais recente (tirando o S20 Ultra), e o Samsung Galaxy Note 8 e o mais recente. Outros celulares são suportados, mas será necessário possuir Android 8 ou superior, uma porta USB-C localizada no centro e dimensões que não passem de 78,1mm x 163,7mm x 8,8 mm.

Gamepad Razer Kishi. Fonte: TheVerge (Cameron Faulkner)
Gamepad Razer Kishi. Fonte: TheVerge (Cameron Faulkner)

O ponto forte do Razer Kishi é o fato da USB-C carregar a bateria do dispositivo enquanto se está jogando, não necessitando carregar o gamepad de maneira separada. Além disso, há uma latência menor devido ao tipo de conexão se comparado ao Bluetooth utilizado por outros controles. Dependendo do jogo, o Kishi pode apresentar uma jogabilidade mais rápida se comparado ao controle do Xbox One.

Entretanto há pontos negativos no Kishi, como a falta de entrada para fones de ouvido com fio e a transmissão do áudio via Bluetooth ter atrasos, devido à alta latência. Além disso, também não podemos ignorar o fato de que o dispositivo da Razer suga rapidamente a bateria do smartphone quando se está jogando algum game.

Com relação ao posicionamento dos controles do Kishi, percebe-se que não há um posicionamento tão bom quanto no DualShock 4 ou no controle do Xbox One.

A Razer planeja lançar o Kishi para iPhones em breve.