Memes, um produto da cultura digital e das redes sociais cujo intuito é ser essencialmente uma piada, um elemento cômico, utilizado para que nos expressemos de uma maneira engraçada e sem sequer utilizar palavras necessariamente. Os memes são um sucesso há quase dez anos pela internet, se modificando e se atualizando o tempo todo.

Qualquer jovem conhece memes e é por isso mesmo que eles já invadiram muitas outras áreas. Os mais diversos produtos já foram feitos com base em memes, inclusive alguns jogos cujo objetivo é simplesmente ser uma piada. Sim, foram desenvolvidos jogos baseados em memes bem famosos, tanto para brasileiros quanto para o mundo todo.

5 Jogos baseados em memes

Separamos aqui 5 jogos muito curiosos que foram feitos a partir de memes como o Coffin Dance ou o ratinho Dorime. Muito provavelmente ninguém efetivamente joga ou leva essas produções a sério, mas ao menos algumas risadas podem ser tiradas desses games, o que efetivamente é o intuito de seus produtores, confira:

Coffin Dance Game

Talvez o meme mais famoso no momento. O chamado de Coffin Dance, ou "dança do caixão" em português, se originou a partir da junção de vídeos de um grupo de animadores de funerais de Gana com uma música chamada Astronomia de Tony Igy.

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Bom, o meme está em todo lugar, inclusive nos games. Coffin Dance Game é um mobile para iOS e Android no qual o meme literalmente persegue você. É um sistema de jogo idêntico àquele jogo da tela de "Sem Conexão" do Google Chrome, só que com um caixão e dançarinos lhe perseguindo. Quando se morre, a música finalmente toca por completa e o meme é completado. O meme é internacional, mas o jogo é brasileiro, do studio Perna Cabeluda, de Recife, Pernambuco.

Senhora Volta Aqui

Desta vez o jogo e o meme são brasileiros. Quem não lembra daquela reportagem da TV Anhanguera que viralizou na internet, onde uma servidora pública foi flagrada batendo o ponto e indo embora. A repórter se aproxima para questioná-la e a senhora começa a correr. Bom, o meme se tornou gigantesco na internet.

Game Senhora
Game Senhora

"Senhora? A Senhora é funcionária da Assembléia?..." dizia a repórter ao perseguir a funcionária pública. Toda essa situação cômica e inusitada foi transferida para mais um game mobile, do estúdio brasileiro Gomi Interactive. No jogo, você tem literalmente que fugir da repórter enquanto desvia de obstáculos e coleta dinheiro na pele da funcionária pública. O game possui uma jogabilidade bem similar à Temple Run e está disponível para Android.

Tales of Dorime: Ameno´s Rescue

Outro meme famoso em 2019 foi o Ratinho Dorime que ganhou um game desenvolvido por Daniel Andrade, de 27 anos, e João Vitor Sousa, de 21, estudantes de Sistemas de Informação na UNIRIO. Na realidade, esse ratinho vestido de bispo foi uma evolução da música "Ameno" da banda ERA que foi o meme original,. Se trata de uma música em latim e bem dramática que passou a ser utilizada em edições de vídeos nas redes sociais.

Tales of Dorime
Tales of Dorime

O meme então evoluiu quando surgiu a edição de ratinhos com vestimentas católicas contextualizados com a música Ameno. De alguma maneira a internet chegou nesse meme final que viralizou por todo o mundo. Surgiram remixes e clipes da música Ameno com o ratinho Dorime e a obra prima que vamos lhe mostrar agora: Tales of Dorime: Ameno´s Rescue. Um game de navegador (e o único não mobile da lista) no estilo Metroid de plataforma onde você controla o ratinho Dorime em busca de salvar Ameno. O game não é completo mas é mais do que o suficiente para te entreter por uns minutos.

Grumpy Cat

Esse jogo é talvez o mais bem trabalhado dessa lista. O Grumpy Cat, ou "gato emburrado" é um meme que foi mais famoso internacionalmente do que aqui no Brasil. Ainda assim, é um dos memes mais famosos da história e que também ganhou seu jogo.

Baseado no gato com cara de rabugento, esse jogo da Lucky Kat Studios se propõe a uma coisa que não cumpre: Ser o pior jogo do mundo. Contudo, se trata de uma série de minigames que são na realidade bem divertidos e é um jogo incrivelmente completo, diferente dos demais. Grumpy Cat está disponível para Android e iOS.

Oi, meu nome é Bettina

...e eu tenho 22 anos e tenho um milhão e quarenta e dois mil reais de patrimônio acumulado. O inesquecível e polêmico comercial da empiricus que viralizou na internet pelo absurdo. Bom, a Bettina diz que começou com R$ 1.520,00 e transformou em mais de um milhão de reais.

Jogo da Betina
Jogo da Betina

É exatamente isso que você tem que fazer neste simples jogo da Upsilon Studios. Começando com mil quinhentos e vinte reais, você deve coletar as notas que passam na tela até conseguir um milhão e quarenta e dois mil reais de patrimônio acumulado. O game "Oi, meu nome é Bettina" tem um valor muito mais irônico do que efetivamente divertido, mas está disponível para Android na Play Store. OBS: Você não vai conseguir chegar nos um milhão e quarenta e dois mil reais.