O estúdio responsável pelo desenvolvimento de Doom Eternal, o id Software, decidiu removeu seu programa anti-trapaça (anti-cheat), Denuvo, na versão do título para PC. O software foi inserido na primeira atualização do game, que ocorreu no dia 12 de maio. Após o update do jogo, diversos jogadores se queixaram na plataforma de distribuição de jogos digitais Steam.

O produtor executivo da id Software, Marty Stratton, declarou no subreddit do game escrevendo as seguintes palavras:

"Apesar de nossas melhores intenções, o feedback dos jogadores deixou claro que devemos reavaliar nossa abordagem à integração anti-trapaça. Com isso, removeremos a tecnologia anti-trapaça do jogo em nossa próxima atualização para PC. Como examinamos qualquer futuro do anti-cheat no DOOM Eternal, devemos considerar, no mínimo, dar aos jogadores apenas da campanha a capacidade de jogar sem o software anti-cheat instalado, além de garantir o tempo geral de qualquer integração anti-cheat. com as expectativas dos jogadores em torno de iniciativas claras - como jogo ranqueado ou competitivo - onde a demanda por anti-trapaça é muito maior."

Marty ainda disse que quaisquer problemas de desempenho que os jogadores tenham chegado a notar na última atualização de Doom Eternal, é certo que eles não foram causados pelo Denuvo e sim por erros causados por outros fatores. O produtor executivo informou também que tais problemas seriam corrigidos na próxima atualização da plataforma. Segundo Marty, a queda de desempenho advém da "alteração de código... em torno da alocação de VRAM".

Assim como ocorre no sistema de anti-trapaça de Valorant, o Denuvo era necessário para iniciar Doom. Estes programas têm um acesso profundo às informações do PC.

Ainda não se sabe quando a próxima atualização será disponibilizada para PC. De qualquer forma, os jogadores já estão comemorando a morte do Denuvo nas redes sociais e no Reddit. Confira abaixo o tweet da id Software confirmando a informação oficinalmente no Twitter:

Abaixo você pode assistir ao vídeo do update 1 de Doom Eternal: