Recentemente foi relatado um novo golpe que anda sendo aplicado na Xbox Live do Brasil, ele está ocorrendo tanto para jogadores do Xbox One quanto do Xbox 360. A denúncia veio do site Windows Club, que diz que vários usuários estão recebendo uma mensagem maliciosa querendo se passar pelo suporte da Microsoft.

Confira a imagem abaixo da mensagem enviada no serviço Xbox Live:

Golpe na Xbox Live do Brasil. Fonte: windowsclub
Golpe na Xbox Live do Brasil. Fonte: windowsclub

Pode parecer algo bobo para pessoas mais experientes ou mais velhas, mas muitos usuários que não possuem malícia para perceber o golpe, caem com facilidade. Para evitar que isso ocorra, siga as dicas abaixo:

  • Não existe a possibilidade de a Microsoft requisitar seu e-mail ou senha, a não ser que você mesmo requisite alguma mudança em sua conta.
  • Não passe a sua senha por mensagem para ninguém, pois esta informação pode ser compartilhada mesmo sem intenção já que o dispositivo da pessoa que você enviou o código pode estar infectado por algum vírus e consequentemente se apossar dos dados.
  • Para aumentar o nível de segurança e evitar que sua conta seja afetada por alguma invasão com certa facilidade, ative a verificação em duas etapas. Para realizar o procedimento, basta acessar este link. Esta função é útil pois mesmo que sua senha seja roubada, o criminoso não conseguirá acessar sua conta, pois será pedido um código que somente o dono do celular (e do cadastro na Xbox Live) poderá desbloquear a conta.
  • Há também a possibilidade de utilizar o app Microsoft Authenticator, disponível para Android e iOS. O aplicativo é capaz de realizar a verificação em duas etapas.

Estas dicas se aplicam de forma semelhante às contas de outros consoles como o Playstation 4 e Nintendo Switch. Sempre que puder, ative a verificação em duas etapas, coloque uma senha forte e não compartilhe com ninguém por mensagem.

Já aconteceu algo semelhante com você? Gostou das dicas? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião! Além disto, se você é assinante do Xbox Game Pass, não deixe de conferir a matéria abaixo: