Nesta semana a Sony disponibilizou uma atualização de firmware para o Playstation 4, o update 7.50. No início tudo corria bem, todos estavam comemorando as melhorias bem vindas de performance e estabilidade do sistema. Porém, passado algum tempo, surgiram na internet alguns relatos de jogadores que estavam tendo problemas com o console após a instalação do arquivo.

Pelas notas de atualização da atualização do firmware 7.5 do PS4, não parecia ser uma grande mudança, somente pequenos ajustes para melhorar o desempenho geral, como sempre acontece. Este tipo de update geralmente chega com pouco alarde, porém não foi o que ocorreu desta vez. Alguns usuários no subreddit relataram alguns problemas que ocorreram no videogame após a instalação do update.

O problema parece ser o mesmo para muitos jogadores nestes tópicos. Ou seja, realmente é um problema que está afetando a muitos. A maior das falhas apontadas foi na inicialização do PS4, onde ele liga e após alguns segundos desliga, repetindo o processo em loop, sem permitir que o usuário faça login em alguma conta.

Outra falha que houve foi ligar o console, mas não receber nenhum sinal de imagem. O Playstation 4 pode ser reiniciado várias vezes, mas a tela permanece preta, mesmo que o videogame esteja funcionando.

Houve também um problema sério no leitor de discos Blu-ray. Segundo o relato dos jogadores, está aparecendo a mensagem de erro SU-42118-6, que não é novo e nem específico para esta atualização, mas impede o SO de instalar o driver do leitor. Com isto, muitos estão reclamando de não conseguir ler os discos ou ejetá-los de dentro do console.

Pode haver usuários com o problema do leitor de disco que nem irão perceber que isso ocorreu na hora, pelo fato de que atualmente estão utilizando mais mídias digitais de jogos do que física. Entretanto, assim que estes descobrirem, eles entrarão em um outro problema que os usuários que já descobriram estão passando: a quarentena. Como muitos locais estão fechados, não há como enviar o Playstation 4 para conserto.

A única coisa que pode se fazer no momento é evitar inserir qualquer disco no PS4 e ejetar o jogo que estiver no console antes de atualiza-lo. Caso o procedimento falhe, inicie o Playstation 4 no modo de segurança pressionando o botão liga/desliga por 10 segundos e instalando a safe mode version do firmware 7.50 via USB.