A desenvolvedora de jogos japonesa, Nintendo, é conhecida por prestar um excelente tratamento do cliente no pós-venda. Algumas vezes, dependendo do caso, a empresa chega até a extrapolar nesta responsabilidade. É o que aconteceu, quando técnicos tentaram consertar um velho Game Boy (o primeiro) de uma senhora de 95 anos, no Japão, e falharam. Então, a empresa simplesmente mandou para a jogadora experiente uma unidade nova do exato modelo que ela tinha.

Recentemente um jornal nacional japonês, o Asahi Shimbun, noticiou o caso citado acima, onde havia uma carta enviada por Kuniko Tsusaka, filha de 70 anos da senhora que ganhou o Game Boy. O texto do jornal foi compartilhado pelo site SoraNews24 e pudemos conferir que o que ocorreu: a mãe de Kuniko ama jogar Tetris em seu Game Boy e já era simplesmente o terceiro que ela tinha. O console portátil acabou dando defeito quando a senhora de 95 anos ficou com a saúde debilitada.

O primeiro Game Boy foi lançado em 1989 no Japão e foi descontinuado no ano de 2003, tornando, desta forma, impossível adquirir um novo em lojas locais, além de não ter sido possível consertar a unidade com defeito. O neto de Kuniko disse para a avó que a Nintendo tinha a fama de prestar um ótimo serviço ao consumidor e que valeria a pena tentar procurar a empresa para saber se haveria alguma forma de resolver o problema. Assim, ela fez e enviou uma carta escrita a mão para a empresa.

Após uma semana do envio da mensagem a Nintendo, a companhia respondeu dizendo que infelizmente o Game Boy não tinha conserto, pois não havia mais peças para repor as que tinham sido danificadas. Ao mesmo tempo, na resposta, foi dito que a empresa estava enviando um Game Boy novo que encontraram em um depósito junto com uma carta que desejava que ela ainda jogasse Tetris por muitos anos!

A senhora jogou Tetris por mais 4 anos em seu Game Boy novo, mas, infelizmente, ela faleceu com 99 anos. Provavelmente ela bateu um recorde incrível depois de tantos anos jogando seu game favorito.

É uma história um tanto quanto emocionante e mostra que a Nintendo, assim como muitas empresas japonesas, se importam muito com o que seus clientes pensam sobre seu produto e que experiências eles estão tendo com ele. É o extremo oposto do que vemos em muitos casos aqui no Brasil, onde há empresas que até tentam tirar vantagem da situação dos consumidores.

Você também é fã do console portátil da Nintendo? Confira a versão modernizada do Game Boy feita pela Analogue, uma desenvolvedora de consoles retro premium. Além disso, um canal no YouTube chamado Odd Tinkering fez a restauração completa de um Game Boy Color (confira o vídeo abaixo).

Fonte: Gizmodo