Um MMORPG com uma proposta não muito original, mas que não existia exatamente até então, ou pelo menos não com boa qualidade. Similar a Pokemon, TemTem oferece um mundo aberto multiplayer que abriga um sistema de monster temer. TemTem entrega um "Pokemon" sob o formato de MMORPG, uma demanda sempre existente pelos fãs de Pokemon e do gênero e nunca cumprida pela franquia de fato. Bom, agora a desenvolvedora Crema tomou a iniciativa.

O early access de TemTem foi liberado hoje, 21/01/2020, enquanto um beta fechado já acontecia há um pouco mais de uma semana. O game é pay-to-play a princípio, sem algum sistema de assinatura até o momento. Seu preço está em R$ 65.99 na Steam ou na Humble Bundle. No momento, não há suporte ao português, somente inglês e espanhol das línguas mais comuns por aqui. O jogo também chega ao Nintendo Switch, Xbox One e PS4 para além da Steam.

Review: MMO TemTem

Começamos o download bem rápido, o jogo é leve em tamanho, apenas 4,3 gigas para um MMO, os gráficos, porém, surpreendem. Enquanto existe simplicidade no visual, há também um belo trabalho de arte e ambientação. No final das contas, o game agrada muito visualmente, os monstros são bem desenhados e a criação do personagem é bem satisfatória, com elementos inclusivos e modernos. Não há seleção de gênero direta, simplesmente uma seleção de corpo masculino ou feminino, enquanto os rostos não têm qualquer indicação de gênero. São poucos elementos de criação, mas que em conjunto oferecem grande customização. Aparentemente, ainda é possível modificar as cores das roupas e cabelo escolhidos dentro do game.

Começando Instável e sobrecarregado

O game recebeu muito hype nas redes sociais e seu trailer foi muito bem aceito. Mas, TemTem definitivamente não parece estar pronto para ser aberto a todos ainda. Claro que se trata de um dia de lançamento, mas os servidores foram sobrecarregados a níveis de criar uma fila de login em média de 10.000 players, chegando até mesmo a mais de 20.000. O tempo de espera variou ao longo do dia de 15 a 30 minutos, porém, o lag dentro do game e as quedas de servidor fazem com que se tenha que relogar a cada 10 minutos. De início, o jogo se apresentava demasiado congestionado, o suficiente para o deixar injogável. No momento, a estabilidade dos servidores já melhorou, mas as filas de login seguem gigantescas.

Fila de login - Mais de 20 minutos de espera
Fila de login - Mais de 20 minutos de espera por volta das 17:00 de hoje, 21/01
Contudo, os primeiros 20 minutos de jogo (com plenas interrupções) foram muito satisfatórios se ignorar a instabilidade. Cada mapa é massageador para os olhos. As cores conseguem ser muito variadas, mas os mapas geralmente têm tons monocromáticos. A jogabilidade acaba por ser realmente muito similar a Pokemon, com efeitos visuais muito bem trabalhados. O sistema de batalha e status dos monstrinhos é copiado e colado de Pokemon, a única diferença é que existe um sistema de mana para os TemTem, enquanto no Pokemon existe os PP, Power Points, que se esgotam por skill. Assim, TemTem traz uma estratégia que implica em uso mais controlado de suas skills.

Batalha TemTem
Batalha TemTem

A Interface é simples, mas nem tão intuitiva assim. A constante comparação com jogos de Pokemon é inevitável, mas é necessário apertar TAB para acessar um menu que inclui informações sobre seu time, mochila e itens, status e assim por diante. Acontece que todos botões da interface são acessíveis por mouse, mas cada um deles não tem um nome até você passar o mouse por cima e gerar opções nomeadas. Alguns são inconfundíveis, mas outros podem gerar alguns segundos de procura. Algo que incomoda levemente, principalmente no começo do game, é não existir muita orientação sobre as funções de teclas do teclado. Por exemplo, a tecla F é responsável por coletar itens no chão, porém isso não é ensinado e tampouco existe algo indicando acima de itens coletáveis sobre como pegá-los. O resultado é apertar várias teclas até chegar no F. Do mesmo princípio, se move o personagem a partir das teclas WASD, ou das setas do teclado.

Há algumas inconsistências que ainda não é possível ter certeza de se tratar de bugs ou simplesmente da instabilidade do servidor, mas durante batalhas TemTem, por vezes, o game simplesmente fica congelado na tela de seleção de alvo após indicar uma skill para atirar. Nenhum outro botão funciona, não é possível sair da partida ou tampouco mudar de TemTem. A única opção é deixar o jogo, e no momento isso implica em enfrentar mais uma longa fila de login para retornar.

Para fãs de Pokemon

Exatamente como Pokemon, se pode escolher um de 3 monstrinhos iniciais com visuais, habilidades e tipos diferentes. O sistema de tipos de TemTem também implica em vantagens ou desvantagens frente a alguns tipos específicos. Por exemplo, o tipo mental é forte contra o tipo lutador (2X o dano), enquanto o contrário corta o dano pela metade.

Um exemplo de time montado
Um exemplo de time montado

Os TemTem até o momento são bem variados em estilos, mas tem fortíssimos traços de animais reais e trazem consigo um ar bem cativante. O desenvolvimento de personagens de TemTem é realmente bom e o suporte do jogo também se mostra muito presente. Por mais que em um primeiro dia extremamente congestionado não esteja permitindo que a experiência dentro do jogo seja satisfatória, a equipe de TemTem está muito presente em um servidor oficial do Discord e no Reddit. Somente no Discord, já existem mais de 100 mil usuários participando. Por lá, o suporte do game da todas as informações sobre os problemas encontrados, patches e hot fixes a caminho (somente hoje entraram dois hot fixes) e também explicam com transparência os problemas que estão acontecendo.

Por mais frustrante que seja pagar 65 reais em um game para não poder jogá-lo propriamente no mesmo dia, a disposição e comunicação da equipe é louvável e realmente nos deixa mais calmos e compreensivos.

O maior diferencial promete ser o fato de ser um MMO. Poder desafiar outros jogadores para batalhas, se agrupar em guilds, promover campeonatos e trocar monstrinhos com gente de todo o mundo enquanto se completa quests e se explora o mapa lado a lado.

Exploração com outros players online
Exploração com outros players online

Performance

Enquanto o jogo não se mostrou pesado exatamente, computadores leves rodam perfeitamente a uma taxa de fps alta, porém o game ainda providencia configurações para PCs mais potentes. O game foi testado em um notebook Dell com Intel CORE i7, 16 GB de memória RAM e uma Nvidia GTX 960M. Nessas configurações o jogo rodou no modo ultra e 1980p a uma média de 60 fps sem apresentar quedas significativas.

Tela inicial de configurações
Tela inicial de configurações

As diferenças entre o modo ultra e o modo gráfico mais baixo giram em torno principalmente da iluminação e tratamento gráfico. Reflexos, blur, melhor transição de quadros, mas não se vê efetivamente uma diferença gritante. Jogar TemTem no mínimo não deve ser uma experiência ruim, como é em muitos MMORPGs. Se prova realmente um jogo para todos os computadores, e todas conexões de internet também, já que o jogo não exige respostas rápidas, reflexos ou nada do tipo, então jogar a 15ms ou a 250ms deve ser igualmente satisfatório. No momento, porém, o lag existente independe de sua internet, mas o jogo promete se restaurar e entregar propriamente tudo que se prometeu.

Conclusão:

Um jogo belíssimo de fato, coeso e que entrega um sistema que já vimos que dá certo. Monster temers é algo adorado por todo o mundo e TemTem preenche o vácuo deixado pela ausência de um MMORPG de Pokemon. Nesse quesito, será um MMO que nunca faltará players, inclusive, sofre logo em seu primeiro dia de players demais. Monstros cativantes, batalhas bonitas e com boa estratégia e ambientação interessante. Avatares inclusivos e bem customizáveis. No final das contas, TemTem certamente vale a compra e deverá render boas horas de gameplay com amigos e gente de todo o mundo. No momento, porém, o jogo se encontra em caos típico de um lançamento sem preparo, mas com maiores divisões de servidores por mapa, ampliação de servidores centrais para comportar todos os players tentando acessar o game e os estabilizando, o game tem o potencial de se tornar um rival de Pokemon a longo prazo. Como última recomendação, o melhor seria esperar um ou dois dias para que os maiores problemas sejam resolvidos antes de efetivamente comprar o game.

Prós:

  • Bons gráficos
  • Jogabilidade divertida
  • Monstros bem desenvolvidos
  • Multiplayer

Contras:

  • Instabilidade de Early Acess
  • Pay-to-Play