Foi descoberto hoje um novo registro de patente feito pela Sony, onde, ao que parece, é o novo controle do Playstation 5. Os esboços do provável DualShock 5 foram publicados no Escritório de Patentes do Japão.

Caso esta patente registrada for considerada verdadeira, haverá a remoção da barra de luz presente no DualShock 4 e alteração no tamanho dos gatilhos e dos controles analógicos. Além disto, teremos ainda a adição de uma porta USB onde ficava a entrada para fones de ouvido nos controles do PS4.

Comparação da parte superior dos controles do PS4 (abaixo) e PS5 (acima). Fonte: resetera
Comparação da parte superior dos controles do PS4 (abaixo) e PS5 (acima). Fonte: resetera

Em uma postagem no fórum ResetEra, temos um comparativo entre os controles do PS5 e PS5, além de mostrar que o DualShock 5 possuirá um microfone embutido. A adição do receptor de áudio talvez faça parte do plano de focar o seu console para o streaming de jogos. Porém, há uma possibilidade de talvez não ser um microfone e sim um gatilho adaptável.

Comparação da parte inferior dos controles do PS4 (abaixo) e PS5 (acima). Fonte: resetera
Comparação da parte inferior dos controles do PS4 (abaixo) e PS5 (acima). Fonte: resetera

Peter Rubin, redator do site Wired, em meio a uma entrevista com Mark Cerny, arquiteto de sistemas da equipe de desenvolvimento do Playstation 5, teve a oportunidade de jogar o protótipo do novo console da Sony e pôde descrever com detalhes a experiência de se jogar com o novo controle desenvolvido para o vídeo game da próxima geração. Ao pegar no DualShock 5, Peter percebe um pequeno buraco, onde após começar a jogar, nota que tem a função de um "gatilho adaptável". Esta opção de comando, implementada no novo controlador, não é simplesmente um gatilho, ele possui níveis de resistência que variam de acordo com o que ocorre no jogo, ou seja, ele obtém mais resistência ou fica mais maleável de acordo com as ações que são realizadas no game.

Lateral dos controles do PS4 (direita) e PS5 (esquerda). Fonte: resetera
Lateral dos controles do PS4 (direita) e PS5 (esquerda). Fonte: resetera

Há a possibilidade de ser uma atualização do DualShock 4, como o que houve com o Elite Controller da Microsoft no Xbox One, mas como o lançamento do PS5 está muito próximo, é uma ideia praticamente descartada.

Recentemente houve o anúncio da expansão Path of Exile 2, durante a ExileCon. A atualização trará uma nova história dividida em sete atos, situada a 20 anos após o final do jogo original. Nesta expansão, será trazido novos sistemas de jogo e haverá uma reformulação da mecânica de cada classe de personagem do jogo.

Fonte: gamesradar, resetera