A nova geração do console da Sony, o Playstation 5, está sendo aguardada por muitos ansiosamente. Já foram reveladas diversas informações, como o período de lançamento e algumas de suas especificações, porém não se tinha certeza de como seria a sua aparência. Entretanto, para a surpresa de muitos, foi revelado com exclusividade pelo site Wired como será a experiência de jogar o novo vídeo game da desenvolvedora japonesa de consoles além de seu possível design.

Peter Rubin, redator do site Wired, em meio a uma entrevista com Mark Cerny, arquiteto de sistemas da equipe de desenvolvimento do Playstation 5, foi pego de surpresa quando Mark coloca em suas mãos um protótipo do controle do PS5. Então, Peter começa a observar a aparência do que seria o DualShock 5, e percebe um pequeno buraco, onde após começar a jogar, percebe que tem a função de um "gatilho adaptável". Esta opção de comando implementada no novo controlador, não é simplesmente um gatilho, ele possui níveis de resistência que variam de acordo com o que ocorre no jogo, ou seja, ele obtém mais resistência ou fica mais maleável de acordo com as ações que são realizadas no game.

Ao jogar um jogo que utiliza diversas armas como arco e flecha, metralhadora e espingarda, Peter percebe que o Dualshock 5 consegue detectar de maneira sensível a resistência necessária para imprimir em cada objeto. Como se não bastasse, ele observa que em conjunto com o trabalho dos botões, há efeitos sonoros emitidos por um alto-falante no controle. Porém, a experiência de imersão nos games não parou por aí.

Imagem ilustrtativa de Gran Turismo 5 Sport. Fonte: Wired
Imagem ilustrtativa de Gran Turismo 5 Sport. Fonte: Wired

Em um dos jogos que Peter experimentou com o novo console da Sony, o personagem passou por diversas superfícies e nesse momento o redator percebeu que o a vibração do controle era tão precisa que conseguiu passar a sensação de quando a superfície era feita de uma areia lenta e escorregadia, de quando a superfície era de gelo proporcionando uma sensação de deslizar ou até quando a superfície era feita de água, onde ele pôde sentir a resistência da água, entre outras sensações. Ao mesmo tempo, foi dada a oportunidade de se jogar Gran Turismo Sport no PS5, onde foi notado através da vibração do controle quando uma parte do carro estava na pista e a outra na terra, algo impressionante e que deve levar a imersão para um nível além nos games.

Foi mencionado também, por Peter, que ao jogar Gran Turismo Sport, ele notou que a aparência do console se pareceu com a patente registrada no Brasil que o site LetsgoDigital realizou uma renderização da possível aparência do console. Ou seja, ao que parece, teremos um design próximo do que foi revelado.

Aparência do console Playstation 5. Fonte: Letsgodigital
Aparência do console Playstation 5. Fonte: Letsgodigital

O que achou das novidades acerca do novo console da Sony até agora? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!

Fonte: Wired