No início deste ano tivemos várias surpresas, como a Sony e Microsoft fazendo parceria e a Nintendo agradecendo a Microsoft por tornar uma realidade o jogo Cuphead na plataforma do Switch. No início desta semana foi anunciado também Ori and the Blind Forest Definitive Edition para o console da Nintendo. Porém, mesmo com essa união entre a Microsoft e a Nintendo para lançar jogos em ambas as plataformas, ao que parece não teremos por um bom tempo algum jogo exclusivo do Xbox indo para o Switch ou PS4.

De acordo com o que porta voz da Microsoft disse ao site gamesindustry.biz:

"O ano que passou foi um momento emocionante para nós, pois mais do que dobramos as equipes criativas internas que compõem a Xbox Game Studios. À medida que esses novos estúdios mudavam, estávamos cientes de alguns compromissos existentes com outras plataformas e os honraríamos. No entanto, daqui para frente, esses novos estúdios se concentrarão em criar jogos para nossas plataformas. Não temos planos de expandir ainda mais nossos exclusivos jogos de primeira linha para outros consoles. Continuamos a acreditar profundamente no cross-play e na progressão de jogos com a flexibilidade certa para que os desenvolvedores garantam uma experiência justa e divertida."

Xbox Game Studios

Se você estava sonhando com Forza, Gears, Halo ou até mesmo Killer Instinct aparecer em outra plataforma que não a Xbox, pode "deletar" esse pensamento. Atualmente a Microsoft planeja focar no xCloud para disponibilizar seus jogos em vários dispositivos, porém dificilmente aparecerá algo para outros consoles, que também investem em sua própria plataforma de streaming de jogos.

Fonte: The Verge