A Microsoft e a Sony anunciaram na última quinta-feira (16) uma parceria cujo foco será em inovações nas áreas de serviços de nuvem e inteligência artificial. Segundo publicação oficial no site da Microsoft, a parceria prevê o compartilhamento de informações, dados e infraestrutura entre empresas.

Um dos focos da parceria será no aprimoramento do Microsoft Azure para suportar os respectivos jogos e serviços de streaming. As empresas acreditam que, ao trabalharem juntas, vão conseguir entregar experiências aprimoradas na área de entretenimento para seus clientes ao redor do mundo. 

Já no campo de inteligência artificial, a ideia é integrar os sensores de imagem de ponta da Sony com a tecnologia AI do Microsoft Azure, visando produtos que sejam intuitivos e amigáveis.

 

Kenichiro Yoshida, presidente e CEO da Sony ao lado de Satya Nadella, CEO da Microsoft.
Kenichiro Yoshida, presidente e CEO da Sony ao lado de Satya Nadella, CEO da Microsoft.

Tanto a Sony quanto a Microsoft parecem estar animadas com essa união de forças. Em depoimento, Kenichiro Yoshida, presidente e CEO da Sony disse que "por muitos anos a Microsoft foi um parceiro da empresa, apesar de serem competidoras em algumas áreas".

"Acredito que nosso trabalho para desenvolver o futuro da tecnologia de nuvem contribuirá com o avanço de conteúdos interativos. Além disso, espero que nas áreas de semicondutores e inteligência artificial, a união das tecnologias de ponta leve à criação de um novo valor para a sociedade", completou Yoshida.

Já a Microsoft não poupou elogios: "a Sony sempre foi líder em entretenimento e tecnologia e a colaboração que anunciamos se baseia nessa história de inovação" disse Satya Nadella, CEO da empresa. "Nossa parceria traz o poder do Azure e do Azure AI para a Sony oferecer novas experiências de entretenimento e jogos para os clientes".

O anúncio oficial por parte da Microsoft não entra em detalhes sobre a PlayStation e o Xbox. Não se sabe ao certo se teremos novidades em relação aos videogames, mas sabemos que essa união será incrível.