A Microsoft está disponibilizando a sua rede Xbox Live para aparelhos iOS e Android. Através do lançamento de um novo SDK (software development kit) de plataforma móvel para desenvolvedores de jogos será possível levar a funcionalidade do Xbox Live a jogos que são executados em iOS e Android.

Deste modo, os recursos do Xbox Live, incluindo as conquistas, Gamerscore, estatísticas de heróis, listas de amigos, clubes e até mesmo algumas configurações já conhecidas, estarão inclusas nos aparelhos iOS e Android.

A medida está fazendo parte de um esforço da Microsoft para disponibilizar os seus jogos e serviços Xbox em várias plataformas. Agora, os desenvolvedores de games poderão escolher partes do Xbox Live para poder integrar nos seus jogos, e tudo será ativado por um login em uma conta da companhia.

Xbox Live chega para qualquer jogo iOS ou Android.
Xbox Live chega para qualquer jogo iOS ou Android.

"Acreditamos fortemente na comunidade, e o Xbox Live está realmente no centro da nossa comunidade de jogos", explica Kareem Choudhry, chefe de nuvem de jogos da Microsoft em uma coletiva de imprensa nesta semana. "Se você observar o que fizemos, especialmente com o Minecraft , ao longo dos últimos anos, levamos o Xbox Live para o maior número possível de plataformas do Minecraft . Realmente unindo todas essas comunidades com uma experiência singular e consistente para os jogadores. "

A Microsoft deseja que desenvolvedores consigam trazer o Xbox Live para mais jogos para celular. Porém, caso a ideia seja ver o Xbox Live no Nintendo Switch, será necessário ter uma pouco de paciência.

"Nosso objetivo é realmente unir os 2 bilhões de gamers do mundo e somos grandes fãs de nossa comunidade Xbox Live, mas não temos nenhum anúncio específico relacionado a Switch hoje", revela Choudhry. 

Em relação ao PlayStation 4, a ideia também parece estar distante. "Se você nos assistiu nos últimos anos, adotamos uma abordagem muito abrangente", diz Choudhry. "Phil [Spencer] tem sido muito proativo em questões como crossplay, cross-progression e unir redes de jogadores, e estamos dispostos a nos associar com a indústria, tanto quanto pudermos."

Fonte: The Verge