Na manhã de ontem, no pré-evento da Gamescom 2019, foi anunciado em conjunto pela Microsoft e Nvidia o lançamento em breve do suporte ao real-time ray-tracing para o jogo Minecraft. Esse aprimoramento que será implementado no game chegará por meio de uma atualização (gratuita) para todos os jogadores da plataforma PC.

Segundo o diretor de criação de Minecraft, Saxs Persson, o Ray Tracing é o núcleo da próxima geração de Minecraft. De acordo com Saxs, as placas gráficas RTX proporcionaram ao universo de Minecraft uma nova sensação, uma nova experiência de jogo. Por exemplo, um bloco feito de ouro aparece no game amarelo fosco, mas com o Ray Tracing ativado, o usuário poderá observar um realce em seu brilho, ver o reflexo do metal, inclusive sendo possível ver até reflexos de pessoas atrás.

Minecraft com ray tracing

O Ray Tracing melhora os efeitos que a luz traz aos cenários, dando ao jogo reflexos e sombras mais realistas. No caso de Minecraft, de acordo com a Nvidia e a Microsoft, foi desenvolvida uma técnica específica de Ray Tracing, chamada de path tracing. De acordo com as empresas:

"O path tracing simula o modo como a luz é transportada por toda a cena. Ele apresenta um modelo unificado para cálculos de iluminação para muitos tipos diferentes de efeitos que tradicionalmente foram implementados separadamente usando renderizadores híbridos ou rasterizados"

Ironicamente, o anúncio desta nova atualização vem uma semana depois de a desenvolvedora Mojang anunciar o cancelamento do "Super Duper Graphics Pack" que traria, segundo a empresa, novas texturas e efeitos visuais ao jogo além de ser reproduzido na resolução 4K. Segundo os desenvolvedores:

"O Super Duper foi uma iniciativa ambiciosa que trouxe um novo visual ao Minecraft, mas, infelizmente, o pacote se mostrou tecnicamente muito exigente para implementar conforme o planejado."

Enfim, ao menos teremos, em parte, os efeitos e texturas prometidos através do Ray Tracing, porem sem o 4K.

O que você achou do anúncio feito pela Microsoft e NVIDIA? Achou que foi uma boa adição ao jogo? Comente abaixo!

Fonte: The Verge