A Opera lançou o "Opera GX", anunciado como o primeiro navegador para jogos do mundo. Além do tema inspirado no mundo gamer e a integração com o Razer Chroma, há um recurso muito interessante de limitador de CPU e RAM. Mas isso acelerará seu jogo no PC?

O que é o Opera GX?

O Opera GX é um navegador da Web para desktop Windows. Apesar do nome, é um navegador destinado ao uso em jogos, já que o navegador interno do Steam funciona na sobreposição do Steam. Ele não está disponível para consoles de jogos como o Xbox One ou PlayStation 4.

Assim como a versão padrão do Opera, o Opera GX é baseado no Chromium, o projeto de código aberto que forma a base para o navegador da web Google Chrome e o navegador Edge Chromium. Os sites devem ter a mesma aparência do Chrome, e você também pode instalar extensões do Google Chrome neste navegador. 

Este navegador gamer é gratuito e foi lançado em "Acesso antecipado" em 11 de junho de 2019 - durante a E3.

O que é um navegador gamer?

Não espere que o Opera GX melhore drasticamente o desempenho do seu computador para jogos. Esse navegador inclui principalmente recursos criados para "gamers": um tema inspirado em jogos com integração ao Razer Chroma, notícias e promoções de jogos integrados, um painel do Twitch e efeitos de trilha sonora de jogos.

O único recurso que poderia aumentar o desempenho do seu PC é o "GX Control": Um limitador internos de RAM e CPU que podem restringir a quantidade de memória e tempo de CPU que o seu navegador da Web usará.

Um tema Gamer (com integração Razer Chroma)

A primeira coisa que você notará é o tema: O Opera GX usa um tema escuro e cores vivas, típicas de periféricos de jogos e PCs. Com um clique rápido no ícone "Easy Setup", no canto superior direito do navegador, você pode selecionar uma das poucas cores pré-selecionadas - ou qualquer cor que desejar - para os destaques do navegador. Papéis de parede personalizáveis ​​também estão disponíveis.

Este navegador ainda possui integração com o Razer Chroma. Ative a opção "Razer Chroma", e qualquer cor que você escolher no navegador será duplicada em qualquer acessório habilitado para o Chroma que você tenha, como o mouse para jogos DeathAdder Elite da Razer ou o teclado BlackWidow. É uma ótima maneira de ajustar o tema do seu navegador e o raio RGB de uma só vez.

Controle GX: Limitadores de RAM e CPU

Além do tema e da integração com o Razer Chroma, o recurso mais interessante é o que o Opera chama de "Controle GX".

Clique no botão GX Control, que fica na barra lateral, e você terá um painel com um "Limitador de RAM" e "Limitador de CPU". Por exemplo, você pode forçar o navegador a usar apenas 3 GB de 12 GB de RAM ou limite do seu sistema para 10% dos recursos da CPU do seu PC.

Esse é um recurso bem único. Deixá-lo ativado o tempo todo tornará seu navegador mais lento, é claro. Mas se você preferir não fechar manualmente as guias para liberar recursos para jogos, talvez os limitadores possam ajudar.

Não está claro se você obterá um aumento de desempenho com isso, é claro. O Windows deve gerenciar recursos automaticamente, e seu navegador deve fechar enquanto você estiver jogando. Mas isso nem sempre funciona corretamente, e é por isso que os jogadores tendem a fechar seus navegadores e não deixar 100 guias abertas em segundo plano durante os jogos.

"Antes do Opera GX, os jogadores geralmente fechavam seus navegadores para não desacelerar sua experiência de jogo. Criamos o recurso GX Control para tornar os jogos mais fluidos, sem exigir que eles comprometam o que fazem na web", explica Maciej Kocemba, da Opera.

É importante notar também que este navegador não irá acelerar os jogos da web de forma alguma. Suas características de desempenho são exclusivamente sobre como limitar os recursos disponíveis para páginas da web.

O que mais um navegador de jogos inclui?

Este navegador é construído para gamers. O painel "GX Corner" fica no canto esquerdo da barra de abas em todos os momentos. Ele apresenta notícias sobre os próximos jogos e um agregador de ofertas, com links para jogos à venda. Ele também possui uma seção "Daily News", que, por padrão, fornece um fluxo dedicado de notícias sobre jogos. 

A barra lateral possui um painel integrado do Twitch, no qual você pode navegar pelos canais que segue, ver quem está transmitindo on-line no momento e até receber notificações quando um canal que você está seguindo começar a fazer uma transmissão ao vivo.

O Opera GX também reproduz efeitos sonoros "GX Sound", inclusive quando você passa o mouse sobre ícones na página discagem rápida (nova aba). A Opera orgulha-se disso, ostentando que eles foram "compostos em colaboração com o designer de som Rubén Rincón, e a banda Berlinist, que recentemente recebeu uma indicação na trilha sonora original do jogo BAFTA Games for Gris." Se você não gosta deles, pode desativá-los.

Você também terá os recursos normais do Opera Browser

O Opera GX também divulga vários outros recursos encontrados no Opera. Por exemplo, os mensageiros também estão disponíveis na barra lateral - Facebook Messenger, Telegram, Vkontakte e WhatsApp estão integrados, e você pode conversar diretamente na interface do seu navegador.

Como o Opera, o Opera GX também possui um adblocker integrado, VPN gratuita e um recurso de "saída de vídeo" que permite reproduzir um vídeo em uma superposição menor fora do seu navegador da web. 

O Opera promete um recurso de "Picture-In-Picture" que está chegando, para que você possa assistir a um vídeo de tutorial ou qualquer outro vídeo no topo da tela de um jogo enquanto o estiver reproduzindo, mas isso ainda não está disponível.

Você deve usá-lo?

Se você adora os recursos de aparência integração com o Razer Chroma e o Twitch, vá em frente e use o Opera GX. Apesar da aparência incomum, esse é um navegador Chromium bastante padrão, que deve funcionar exatamente como o Chrome.

A estética e a cultura de jogo incorporada incluem integração com o Twitch, e notícias sobre jogos. A versão inicial do Opera GX até identifica seu número de versão como "Level 1".

Os limitadores são um dos recursos mais interessantes que já vimos em um navegador, e que vale a pena ser usado. Mas não espere um grande aumento de desempenho. E fique de olho: se você deixar o recurso ativado o tempo todo, você acabará tendo um navegador mais lento.