Durante uma entrevista feita pelo site CNET com Jim Ryan, CEO da Sony Interactive Entertainment, acabaram sendo revelados mais alguns detalhes acerca do novo console da Sony, o Playstation 5. Sabe-se agora que ele chegará por padrão com um SSD modificado para ser mais rápido ainda, terá suporte a gráficos na resolução 4K com uma taxa de atualização de 120Hz para proporcionar uma exibição fluida das imagens e os jogos serão salvos na nuvem dando a possibilidade de jogar o mesmo jogo de onde parou em outros consoles e até video games da Sony de gerações diferentes.

A ideia da Sony é oferecer "jogos intergeracionais", onde dá a possibilidade de jogar um game no Playstation 4, mudar para o novo console, jogar e depois voltar ao PS4 no mesmo ponto que parou anteriormente no Playstation 5.

O atual CEO da Sony é um funcionário bem antigo da empresa, trabalhando a cerca de 25 anos para a gigante. Sua carreira começou na unidade européia em 1994 (na época em que o primeiro Playstation foi lançado). Posteriormente em 2011, Jim foi promovido para presidente dos negócios de PlayStation da Sony na Europa, Oriente Médio, África e Oceania. Um bom tempo depois, em 2018 foi nomeado vice-presidente da Playstation e agora, no início deste ano, foi promovido a CEO.

Jim Ryan - CEO da Sony Interactive Entertainment
Jim Ryan - CEO da Sony Interactive Entertainment

Jim disse que a Sony planeja aprimorar à um novo nível o serviço de streaming Playstation Now ainda este ano. Embora não tenha delongado muito o assunto, a Sony fez recentemente uma parceria com a Microsoft para a utilização da tecnologia em nuvem e IA (inteligência artificial) da empresa para utilizar em streaming de jogos. Muito provavelmente é um movimento para evitar que a concorrência (Google Stadia) se sobressaia.

O CEO da Sony disse ao Financial Times:

Quando tudo está em rede e todos estão conectados e todos são amigos, a oportunidade - com compatibilidade retroativa - de migrar essa comunidade de maneira mais eficiente é mais atraente para os jogadores e para nós do que em qualquer outro momento

Estima-se que o Playstation 5 chegue no final do ano que vem. Anteriormente os únicos detalhes que tínhamos é que o novo console suportará gráficos em 8K (provavelmente com uma taxa de atualização menor que os 120Hz em 4K), terá um processador de oito núcleos baseado nos chips gráficos Ryzen desenvolvidos pela AMD trabalhando em conjunto com uma placa gráfica Radeon da AMD também. Além disso, o console suportará Ray Tracing Real Time e terá um chip para "áudio 3D".