O PUBG (PlayerUnknown's Battlegrounds) e o Garena Free Fire são provavelmente dois dos mais populares games no estilo Battle Royale para smartphones. Embora eles se pareçam muito, e isso confunda alguns usuários na hora de escolher entre um ou outro, a verdade é que eles tem muitas peculiaridades que os diferenciam.

O game Free Fire é bastante inspirado no PUBG, mas tem algumas diferenças importantes. O PUBG começou como um jogo de PC, enquanto Free Fire já foi projetado desde o início para ser jogado em smartphones. E até hoje o Free Fire tem apenas versão mobile, enquanto o PUBG tem versões para PC, XBOX e PS4.

Como otimizar o PUBG para rodar liso em celular fraco?

Free Fire vs PUBG: Qual deles é melhor?

Mas claro que tanto o PUBG quanto o Free Fire tem vantagens e desvantagens, que levam as pessoas a gostarem mais de um ou de outro. Abaixo você pode entender as particularidades de cada um deles e descobrir qual é o mais indicado para você.

Gráficos

Os dois jogos são bem construídos graficamente, e em smartphones. Porém, o PUBG Mobile oferece a opção de configurar os gráficos, melhorando ou piorando a qualidade, de acordo com a performance do seu dispositivo. Se for um aparelho mais antigo, por exemplo, é necessário reduzir a configuração.

Gráficos do PUBG
Gráficos do PUBG

Esta é uma boa vantagem sobre o concorrente. Já em termos de qualidade, na aparência padrão, os dois se igualam, mostrando que estão bem próximos um do outro.

Gráficos do Free Fire
Gráficos do Free Fire

Vencedor: PUBG

Comparativo Fortnite vs PUBG - Qual é o melhor jogo Battle Royale?

Jogabilidade

A jogabilidade dos dois games se iguala em termos de controles da sensibilidade ao toque dos aparelhos. Entretanto, o PUBG Mobile se sai um pouco melhor, pois se adapta de acordo com o display.

Além disso, os ícones estão organizados de forma mais discreta, tomando menos espaço da área útil durante as partidas. Sem falar no menu dinâmico de armas, que fica no centro do painel. Neste ponto, PUBG se sai muito melhor do que o seu concorrente.

Comparativo Free Fire vs PUBG: Qual deles é melhor?
PUBG

Vencedor: PUBG

Servidores

Os dois jogos se saem muito bem na qualidade da conexão. Há uma certa demora para conectar o PUBG Mobile, talvez por ser mais popular e ter servidores mais cheios. Porém, uma vez dentro das partidas, tanto ele, quanto o Free Fire se comportaram muito bem, basta ter uma conexão de qualidade mínima para não ter problemas com quedas ou lags. A performance varia mais de acordo com a potência de processamento do celular, inclusive, por conta dos gráficos avançados.

Vencedor: Free Fire

Requisitos

O PUBG Mobile e Free Fire estão disponíveis tanto para Android quanto para iOS, e são grátis. Free Fire é mais leve, e roda liso em dispositivos bem modestos, como um Galaxy J1 mini. Já o PUBG precisa de um dispositivo bem mais potente para conseguir rodar de forma fluida.

PUBG Mobile Android PUBG Mobile iOS Free Fire Android Free Fire iOS
Sistema Operacional Android 5.1.1 ou superior iOS 9.0 ou superior Android 4.0 ou superior iOS 8.0 ou superior
RAM 2 GB (mínimo) 1 GB (mínimo) 1 GB 1 GB
Armazenamento 1.5GB+ 903.1 MB 600 Mb 600 MB

Vencedor: Free Fire

Jogadores

Como são jogos exclusivamente online, tanto o PUBG Mobile quanto o Free Fire sempre apresentam servidores cheios. Nesse ponto, não há muitas diferenças entre os games, a não ser que o PUBG tem partidas com 100 jogadores, enquanto o Free Fire tem 50 por partida. Sendo assim, as partidas no PUBG são um pouco mais longas, mas aí é uma questão de gosto do usuário.

PUBG
PUBG

Nos jogos Battle Royale, um número determinado de jogadores cai no mapa sem equipamento ou armas, e tenta sobreviver em um ambiente hostil, enfrentando outros jogadores, até restar apenas um jogador ou um time vencedor.

Free Fire
Free Fire

O PUBG opõe 100 jogadores, tal como a sua versão PC, com partidas que podem durar quase 30 minutos. As partidas em Free Fire duram cerca de 10 minutos, com 50 jogadores. Naturalmente, Free Fire criou esse modo para agilizar o game, forçando o confronto entre jogadores. Isso torna uma partida cheia de ação, mas com menos estratégia.

PUBG tem acesso a três mapas, Erangel, Miramar e Sanhok, exatamente iguais à versão para consoles. É importante, ao explorar o mapa em PUBG, conseguir um veículo para não ser pego pela radiação, devido ao seu tamanho massivo. Entre os mapas de Free Fire, Bermuda e Purgatório são bem menores, com menos vegetação e diferenças entre as zonas.

Nº Jogadores por Partida Duração Média de Partida (média) Mapas Modos
PUBG Mobile 100 30 minutos 3 Solo, Duo, Squad
Free Fire 50 10 minutos 2 Solo, Duo, Squad

Vencedor: Free Fire

Armamento

O PUBG começou como um mod do Arma 3 e sempre houve grande cuidado em conseguir armas que atirem de modo realista. O recoil e bullet drop (queda da bala em tiros a longa distância) são muito similares da versão do PC. Em Free Fire, esse tipo de detalhe foi simplificado ao extremo, pois as distâncias de tiro são menores.

PUBG
PUBG

Nota-se maior diferença no tipo de disparo entre armas diferentes no PUBG. Por exemplo, no PUBG uma AKM e uma M416 são armas bem diferentes, apesar de serem as duas rifles de assalto. No Free Fire, as armas de cada tipo são relativamente semelhantes no tipo de tiro, sendo que a maior diferença é o dano que causam.

Free Fire
Free Fire

Os extras para armas que podem ser pegos no PUBG são variados, e melhoram diferentes partes da arma. No Free Fire, os extras ajudam no recoil e na quantidade de munição, mas a melhoria não é significativa.

No PUBG, há maior variedade no tipo de explosivos de arremesso. Existem granadas de fumaça, granadas ofensivas, coquetéis molotov e granadas de atordoamento. No Free Fire, é possível usar apenas as granadas ofensivas.

Existem diferentes tipos de curativos no PUBG (ataduras, mala de curativos, analgésicos) e maneiras de aumentar a sua velocidade de sprint como bebidas energéticas. No Free Fire, existem apenas Kits Médicos, todos iguais, com a mesma capacidade de cura, sem limite.

Armas de que pode Transportar Diferença de Calibre Armas Corpo a Corpo Munições Diferentes
PUBG Mobile 3 (com exceção de corpo a corpo) Sim Sim Sim
Free Fire 3 (com exceção de corpo a corpo) Não Sim Sim

Vencedor: PUBG

Modos

Partidas ranqueadas sempre estiverem presentes no PUBG, a partir de um certo nível. Mais tarde, o Free Fire habilitou também esse modo, tornando possível competir com jogadores do mundo inteiro. Ambos os jogos aumentam a sua pontuação e experiência consoante as eliminações, lugar conquistado na partida, tempo sobrevivido, distância e outros detalhes.

Vencedor: PUBG

Personagens

No Free Fire, existem 5 personagens com habilidades especiais. Ao longo da sua carreira como jogador, você pode acessar a novos fragmentos da história de cada personagem, aumentando o poder da sua habilidade assim como personalizar o seu equipamento a nível cosmético.

Personagens Free Fire
Personagens Free Fire

No PUBG, não existem personagens diferentes, apenas o avatar do jogador, que também pode ser alterado com roupas e adereços.

Vencedor: Free Fire

Hora de Escolher

Jogo PUBG Free Fire
Gráficos X
Jogabilidade X
Servidores X
Requisitos X
Jogadores X
Armamento X
Modos X
Personagens X
TOTAL 4 4

Como você pode ver na tabela acima, deu empate. Na verdade, depende muito do tipo de dispositivo que você tem. Se o seu dispositivo móvel é mais modesto, é possível que não consiga rodar bem o PUBG, pois ele tem gráficos mais pesados. Nesse caso, Free Fire será a melhor opção. Com partidas mais curtas e com menos jogadores, Free Fire também toma menos tempo, quase sempre recheado de muita ação. É uma boa para quem não tem muito tempo para jogar.

Por outro lado, se o seu dispositivo permite e se você prefere jogos mais táticos, com mapas maiores, juntamente com um grande leque de armamento e itens, PUBG será uma boa escolha. O PUBG é mais realista na pontaria e na forma com que as armas atiram, é ligeiramente mais difícil, com partidas bem mais demoradas.