Fortnite está fora do ar no iOS em todo o mundo, inclusive na União Europeia. A Epic Games confirmou na tarde desta quinta-feira (16) que a Apple bloqueou o envio da nova versão do jogo, impedindo o relançamento na App Store dos EUA e até mesmo na Epic Games Store para iPhone e iPad na Europa. O comunicado da empresa aconteceu pelo X (antigo Twitter):

"Infelizmente, o Fortnite no iOS estará offline em todo o mundo até que a Apple o desbloqueie", publicou a Epic na conta oficial do jogo no X (antigo Twitter).

Fortnite sumiu até da Epic Games Store

A nova suspensão acontece mesmo após a Epic ter cumprido as exigências legais europeias e enviado o Fortnite por meio de sua própria loja de aplicativos, autorizada pela Lei de Mercados Digitais (DMA) da UE.

Fortnite sumiu até da Epic Games Store. imagem: The Verge/Reprodução
Fortnite sumiu até da Epic Games Store. imagem: The Verge/Reprodução

Segundo o The Verge, o game não pode mais ser baixado nem pela Epic Games Store nem pela AltStore PAL, as duas plataformas alternativas em que o título estava disponível no iOS europeu. Ainda não está claro se o bloqueio foi imposto diretamente pela Apple ou se a Epic removeu o jogo de forma preventiva após o impasse.

Entenda a polêmica

O Fortnite estava banido da App Store desde 2020, quando a Epic quebrou as regras da plataforma ao inserir pagamentos diretos no jogo. Nos últimos meses, com a decisão judicial que impediu a Apple de bloquear links externos de pagamento, a Epic tentou retornar ao iOS nos EUA, mas precisou usar uma conta de desenvolvedor da União Europeia, já que a original foi encerrada.

Tim Sweeney, CEO da Epic, chegou a anunciar uma nova versão com atualização prevista para esta quinta (16), prometendo uma estreia simultânea em todas as plataformas. Mas o plano desandou.

"Atualização: Precisamos lançar uma atualização semanal do Fortnite com novos conteúdos nesta sexta-feira, e todas as plataformas devem atualizar simultaneamente. Por isso, removemos a versão anterior do Fortnite enviada para a Apple App Review na sexta-feira passada e enviamos uma nova versão para análise", publicou Tim Sweeney, CEO da Epic no X (antigo Twitter)

Enquanto isso, Sweeney critica a Apple por permitir clones não oficiais do Fortnite na App Store, mas barrar o original. Para ele, o processo de aprovação de aplicativos da empresa foi "armado pela alta administração" como retaliação.

Fonte | Via