Através de um post oficial no Steam, a Valve revelou que o programa não receberá mais suporte para Windows XP e Windows Vista. Tanto a loja como também os jogos da plataforma não funcionarão mais nestas versões do sistema operacional a partir de 1° de janeiro de 2019.

"Isso significa que, após essa data, o Steam Client não será mais executado nessas versões do Windows. Para continuar a executar o Steam e quaisquer jogos ou outros produtos comprados através da plataforma, os usuários precisarão atualizar para uma versão mais recente do Windows",  diz o site.

Isso ocorre porque algumas das novas ferramentas da plataforma utilizam funcionalidades de uma versão embutida do Google Chrome, que não funcionam no Windows XP e Windows Vista. Além disso, o Steam começará a modificar o seu sistema de segurança, o que o deixa compatível somente com as versões acima do 7.

Steam termina suporte no Windows XP
Steam termina suporte no Windows XP

A empresa diz ainda que, até o final deste ano, os jogos comprados e lançados para Windows XP e Windows Vista irão continuar funcionando normalmente, porém, as novas ferramentas da plataforma podem não ser atualizadas em tais sistemas operacionais.

A Valve diz que para que os usuários possam continuar usando a plataforma, será necessário uma atualização para uma versão mais recente do Windows.

Vale mencionar que a própria Microsoft havia encerrado o suporte para ambas plataformas há algum tempo, O XP, por exemplo, deixou de receber atualizações em abril de 2014, já o Vista ficou sem apoio em abril de 2017. Por essa razão, de lá para cá, os dois já perderam quase toda a sua base de usuários. O XP ainda é usado ainda por 3,18% das pessoas que contam com o Windows instalado. Já o Vista, que nunca caiu no gosto dos usuários, não chega a 1% de participação.