É muito comum a gente imaginar o futuro, o ser humano sempre o fez. Star Trek previu o surgimento de celulares ainda nos anos 60 e 70, De Volta Para o Futuro previu o surgimento de carros voadores, skates flutuantes e roupas eletrônicas que controlam temperatura, tamanho e se secam sozinhas. Estamos ainda esperando essas duas primeiras coisas, mas um guarda roupa eletrônico pode estar mais perto do que se pensa.

A Xiaomi patenteou agora um produto ainda não previsto nos filmes, um cachecol inteligente, ou Smart Scarf. Um cachecol que automaticamente ajusta o quão fechado, apertado e denso ele fica de acordo com a temperatura ambiente ou com as configurações que o usuário poderá controlar via bluetooth ou Wi-Fi no seu smartphone.

Scarf

O produto que está por hora apenas nos desenhos utilizará elásticos conectados a um motor elétrico e bateria que ficariam nas duas extremidades do cachecol para mantê-las abaixo e deixar o corpo mais leve. Não se sabe exatamente o peso do produto, porém a Xiaomi deve apostar no peso mais evidente apenas nessas pontas. O acessório usa um sensor de temperatura e unidade infravermelho de calor que trabalham juntos sentindo a temperatura externa e aquecendo o cachecol de acordo. Os elásticos ajustáveis são também conectados ao sensor de temperatura, assim ele automaticamente relaxa ou aperta conforme for a necessidade climática.

Scarf

Tudo isso pode ser monitorado e controlado pelo seu smartphone via bluetooth ou Wi-Fi, o que faz dele um Smart Scarf, desde relaxamento ou aperto do acessório e calor, na palma da sua mão ao invés das suas mãos no pescoço ajustando-o manualmente quando se entra ou sai de ambientes fechado para áreas externas frias.

Scarf