O Fitbit Versa e o Apple Watch são dois smartwatches (relógios inteligentes) que têm diversos recursos, como conectividade com redes sociais, controle de saúde e monitoramento de exercícios físicos. O Versa é o irmão mais elegante e acessível do Fitbit Ionic, e é mais barato que o Apple Watch.

A opção por comparar o Fitbit Versa ao Apple Watch Series 3 (em vez da novo Series 4) se deve por ser um comparativo mais justo. Eles estão mais próximos em termos de preço e características em geral.

Lembrando que o smartwatch Fitbit também lançou uma versão mais barata, chamada de Versa Lite, que perde alguns recursos, incluindo o armazenamento de música e rastreamento de natação.

Design e durabilidade

Ambos os smartwatchs compartilham um design similar, pulseiras intercambiáveis, uma seleção de acabamentos em metal e uma variedade de mostradores para personalizar a aparência.

Eles são ambos resistentes à água até 50 metros, então você pode usá-los no chuveiro ou para natação. Confira mais detalhes de cada um deles abaixo.

Fitbit Versa

Fitbit Versa
Fitbit Versa
  • É confortável porque é fino e leve.
  • Existem três botões diferentes no Versa, e é confuso descobrir qual a função de cada um deles.
  • Mudar a pulseira é uma tarefa extremamente complicada.
  • A versão LITE é mais grossa e o sensor na parte de baixo se projeta para for, o que pode machucar sua pele quando a pulseira está apertada.

Apple Watch

Apple Watch séries 3
Apple Watch séries 3
  • Trocar as pulseiras é muito fácil.
  • A tela tem molduras mais finas do que o Versa.

Recursos do Smartwatch

Enquanto os dois espelham as notificações do seu smartphone, apenas o Apple Watch oferece respostas ilimitadas. Os usuários do Android podem programar respostas rápidas no Versa, mas sua falta de microfone significa que você não pode ditar ou rabiscar uma resposta, como você pode fazer no Apple Watch.

Fitbit Versa

  • É compatível com Android e iOS.
  • As vibrações são muito fracas, mesmo com o máximo de vibração, por isso é fácil perder as notificações.
  • Nem todas as notificações de aplicativos de terceiros ocorrem de fato.
  • Há um número limitado de aplicativos disponíveis na loja.

Apple Watch

  • Você está ligado ao ecossistema da Apple, então você só pode usá-lo com um iPhone, e não no Android.
  • Tem muito mais recursos de smartwatch do que o Versa.
  • A transferência de cartões da sua carteira digital para o Watch for Apple Pay é simples.
  • Você pode deixar seu iPhone em casa (ao usar a versão LTE), e continuar tendo acesso a serviços como o Uber, receber uma ligação ou uma mensagem.
  • Se você tiver vários idiomas configurados em seu iPhone, o ditado de voz nem sempre escolherá o idioma correto.

Acompanhamento de saúde

Se você gosta de se exercitar ao ar livre, deixar seu smartphone em casa pode não ser uma opção com o Versa, devido à falta de conexão GPS. Sem seu smartphone, você não terá uma leitura de ritmo e distância tão precisa quando se estivesse carregando o dispositivo consigo.

O Versa também pode atuar como personal trainer com o aplicativo Coach (Android e iOS), que vem com alguns exercícios básicos, ou pagar uma anuidade para ter acesso ilimitado.

Os lembretes de sedentarismo da Fitbit são melhores do que no Apple Watch: Ao exigir 250 passos por hora para "vencer", ele é mais focado em motivar movimentos regulares.

As dicas visuais do Apple Watch só oferecem notificações para ficar em pé ou continuar andando durante o dia, em vez de orientá-lo durante os treinos, embora haja muitos aplicativos de terceiros que podem ajudar a preencher essa lacuna.

O Versa inclui um recurso de acompanhamento de saúde feminino no relógio, que você pode ver ao deslizar para cima a partir da tela de bloqueio. Registre seu último período menstrual no aplicativo Fitbit, e ele prevê sua próxima janela fértil, com base nesses dados.

Você não pode registrar as informações diretamente no relógio, mas pode ver quanto tempo você tem até a próxima janela diretamente do seu pulso. O Apple Watch tem aplicativos de acompanhamento de período menstrual de terceiros, que fazem a mesma coisa, mas não estão integrados à interface.

Interpretando seu treino

Ambos os smartwatchs permitem que você tenha um detalhamento mais profundo de seus exercícios físicos ao longo do tempo. O Fitbit consolida tudo isso em seu principal aplicativo, enquanto o Apple Watch divide isso no aplicativo Watch, no aplicativo Atividade e no aplicativo Health no iPhone.

Ter suas métricas de condicionamento físico em três aplicativos diferentes pode ser confuso, se você quiser acompanhar o progresso ao longo do tempo. Novamente, há muitos aplicativos de terceiros disponíveis para o Apple Watch que permitem encontrar tudo em um só lugar. Dentre eles podemos citar o Nike Run Club, ideal para corridas, o AllTrails para caminhada e ciclismo, e o Strava, ideal para acompanhar o progresso de treinos anteriores e de outros usuários.

Nike Run Club
Nike Run Club

O aplicativo Fitbit é melhor em traduzir leituras de freqüência cardíaca em informações úteis, como dizer se você conseguiu queimar gordura, dados cardíados ou qual foi seu pico durante um treino. Os dados de frequência cardíaca da Apple no aplicativo Atividade podem ser difíceis de interpretar, porque não há base para compará-los.

O recurso mais próximo é o mapa de rotas, com código de cores que mostra o quão rápido você andou ou correu - verde é rápido e vermelho é lento. Mas o Apple Watch melhorou seus recursos de rastreamento de atividade na atualização do WatchOS 5, incluindo melhores ferramentas para corredores, que dão uma vantagem sobre o Fitbit.

O ponto fraco do aplicativo Fitbit é que ele não mostra a elevação em atividades individuais, portanto, para caminhadas ou ciclismo em subidas (como Mountain Bike), a única maneira de descobrir a altitude é a página de resumo do relógio, embora isso pareça desaparecer depois que você termina um treino.

Ambos têm aplicativos de terceiros, embora muitos pareçam menos interessados no desenvolvimento de aplicativos para o Apple Watch, como o Google Maps, Amazon, eBay e Instagram.

Música

Você pode sincronizar músicas em seu smartwatch. O Versa tem 2,5 GB de armazenamento reservado para música, o que é suficiente para de cerca de 300 faixas de áudio, enquanto o Apple Watch tem 8 GB para música no modelo LTE, ou 2 GB para a versão não-LTE.

Fitbit Versa

Fitbit Versa
Fitbit Versa
  • Sincronizar músicas é um desafio, porque você precisa usar o aplicativo para desktop. Leva muito tempo se você for transferir muitas músicas.
  • Você só pode carregar músicas de sua propriedade, ou seja, nada com proteção DRM.
  • Se você tiver uma conta premium no Deezer, poderá sincronizar listas de reprodução e estações para ouvir mesmo distante do smartphone.

Apple Watch

Apple Watch
Apple Watch Music
  • A sincronização de músicas é mais fácil do que no Versa, porque você pode fazer isso a partir do seu iPhone. Mas você tem que ter as músicas na sua biblioteca Apple Music (O Spotify está disponível no Apple Watch, mas apenas para controlar a reprodução do aplicativo em seu smartphone).
  • Streaming através de LTE é possível através do Apple Music, desde que você seja um assinante premium.
  • Mas a transmissão de músicas por LTE, a bateria é consumida rapidamente.

Bateria

Onde o Fitbit realmente brilha é na duração da bateria. O Apple Watch já tem um consumo de bateria bem maior, especialmente se você estiver usando recursos que consomem muita bateria, como LTE e GPS. Se você está apenas acompanhando um treino, espelhando notificações ou respondendo a textos, você deve conseguir usar por um dia inteiro, enquanto o Versa consegue chegar a 5 dias de uso com a mesma carga. Ambos tem carregamento bem rápido.

Novas versões

Em vez de atualizar o Versa para um modelo totalmente novo em 2019, a Fitbit lançou uma versão Lite do relógio, com um preço mais acessível, porém com a capagem de alguns recursos. E não deve ser lançado outro smartwatch da empresa neste ano.

Fitbit Versa Lite
Fitbit Versa Lite

Já a Apple lançou a versão series 4 em setembro de 2018, com recursos de saúde adicionais e uma tela ligeiramente maior, mas ainda compartilha muitos dos mesmos recursos do Series 3, com a atualização mais recente do WatchOS 5.

Apple Watch séries 4
Apple Watch séries 4

Apple Watch 3 vs. Fitbit Versa: Qual smartwatch você deve comprar?

É claro que o Apple Watch não é o smartwatch mais em conta do mercado, longe disso. No entanto, para um smartwatch que resista ao teste do tempo, e ofereça o mesmo tipo de desempenho que no primeiro dia de uso, o preço é, de certa forma, justo.

No entanto, se você é um usuário Android, o Fitbit Versa é compatível com seu smartphone. Não só porque o Apple Watch 3 é incompatível com o sistema Android, mas também porque o Versa pode funcionar melhor em um dispositivo Android do que no iOS. E de bônus você vai desembolsar quase a metade do preço de um Apple Watch.