O Messenger Lite está sendo encerrado pela Meta. Caso não conheça, ele é a versão mais leve e básica do aplicativo Messenger, que também é desenvolvido pela Meta, empresa anteriormente chamada Facebook. De acordo com Aisha Malik, do site TechCrunch, o Messenger Lite já foi removido da Play Store, loja de aplicativos do Android. Além disso, a partir do dia 18 de setembro não haverá mais atualização do app.

Facebook vai encerrar o aplicativo Messenger Lite

Meta (Facebook) irá encerrar o aplicativo Meta Lite, criado para celulares mais básicos. Fonte: Unsplash (Foto por Brett Jordan)
Meta (Facebook) irá encerrar o aplicativo Meta Lite, criado para celulares mais básicos. Fonte: Unsplash (Foto por Brett Jordan)

Um porta-voz disse ao site TechCrunch que "a partir do dia 21 de agosto, as pessoas que utilizam o aplicativo Messenger Lite para Android serão redirecionadas para o Messenger ou para o Facebook Lite". A empresa de análise de produtos móveis (mobile) "data.ai" diz que as versões Lite do Messenger tiveram aproximadamente 760 milhões de downloads no mundo, sendo a Índia o país onde as pessoas mais baixaram o app. O Brasil vem em segundo lugar no ranking de regiões onde houve o maior número de vezes que o Messenger Lite foi baixado.

Lançado para Android em 2016, o Messenger Lite foi desenvolvido para que usuários com celulares mais básicos pudessem ter uma experiência mais fluida na plataforma de mensagens instantâneas do Facebook (Meta). Infelizmente, após 7 anos de vida, o aplicativo está sendo abandonado pela Meta.

Messenger irá abandonar o suporte a mensagens SMS no mês que vem

Além do anúncio sobre o fim do Messenger Lite, a Meta revelou recentemente que o Messenger perderá o suporte a mensagens SMS no mês que vem. De acordo com a empresa, os usuários eles "não poderão mais usar o Messenger para enviar e receber mensagens SMS enviadas pela sua rede celular quando você atualizar seu aplicativo após 28 de setembro de 2023".

Criptografia de ponta a ponta habilitada por padrão chegará até o fim deste ano

Outra notícia interessante sobre o Messenger é a chegada do suporte à criptografia de ponta a ponta habilitada por padrão. Segundo a Meta, o plano é expandir os recursos de criptografia de ponta a ponta no aplicativo até o final de 2023.