O Messenger da Meta está começando a testar criptografia de ponta a ponta por padrão em seus aplicativos. A informação foi publicada pelo blog do Facebook, onde é dito que tanto o Instagram quanto o Messenger estão ganhando o recurso de backup dos bate-papos criptografados de ponta a ponta, além de outras atualizações para trazer uma experiência melhor para os usuários.

As mensagens do Messenger já estão armazenadas localmente com criptografia de ponta a ponta, mas agora será feito um backup delas para que o usuário não as perca caso o celular seja roubado ou queira restaurar os dados em um novo smartphone. Quando os dados são criptografados, a empresa que desenvolve o aplicativo é impedida de ter acesso à sua mensagem, pois somente o usuário tem a chave para desbloqueá-las, ou seja, só será possível acessar as mensagens se você escolher denunciá-las.

Como o backup de mensagens criptografadas irá funcionar

Após a atualização do Messenger e as mensagens começarem a serem salvas com criptografia de ponta a ponta, haverá duas formas de acessar o backup delas: através de um PIN ou gerar um código. É possível salvar e restaurar a chave de acesso utilizando serviços de nuvem de terceiros. Exemplo: se você tiver um iPhone, você pode utilizar o iCloud para ter acesso aos backups, mas neste caso não será protegido pela criptografia de ponta a ponta do Messenger.

Lançamento e disponibilidade

Segundo a Meta, nas próximas semanas serão lançados mais testes e atualizações para as mensagens criptografadas de ponta a ponta. O Messenger terá as seguintes implementações em breve:

  • Expansão de recursos e superfícies: queremos que você experimente os mesmos recursos que adora no Messenger quando estiver usando bate-papos criptografados de ponta a ponta. Em breve, as mensagens excluídas serão sincronizadas em seus outros dispositivos. Também começaremos a testar a capacidade de cancelar o envio de mensagens, responder ao Facebook Stories e oferecer outras maneiras de acessar suas mensagens e chamadas criptografadas de ponta a ponta. Por exemplo, planejamos trazer chamadas criptografadas de ponta a ponta para a guia Chamadas no Messenger. Os bate-papos criptografados de ponta a ponta também estão com as mãos livres com o Ray-Ban Stories (somente em inglês). Isso significa que, se você tiver um bate-papo criptografado de ponta a ponta existente com alguém, o envio de uma mensagem viva-voz no Messenger para Ray-Ban Stories será criptografado de ponta a ponta .
  • Code Verify: Nosso novo recurso de segurança, chamado Code Verify, é uma extensão de navegador da Web de código aberto que está disponível no Chrome , FireFox e Microsoft Edge e verifica automaticamente a autenticidade do código ao usar http://www.messenger.com . Isso permitirá que você confirme a eficácia de nossa segurança de criptografia de ponta a ponta, mostrando que seu código da web não foi adulterado ou alterado.
  • Testando a criptografia de bate-papo de ponta a ponta: esta semana, começaremos a testar chats criptografados de ponta a ponta padrão entre algumas pessoas. Se você estiver no grupo de teste, alguns de seus bate-papos mais frequentes podem ser criptografados automaticamente de ponta a ponta, o que significa que você não precisará ativar o recurso. Você ainda terá acesso ao seu histórico de mensagens, mas todas as novas mensagens ou chamadas com essa pessoa serão criptografadas de ponta a ponta. Você ainda pode denunciar mensagens para nós se achar que elas violam nossas políticas, e nós as revisaremos e tomaremos as medidas necessárias.
  • Remoção do modo de desaparecimento no Messenger: Atualmente, existem dois recursos no Messenger nos quais as mensagens visualizadas em um bate-papo criptografado de ponta a ponta desaparecem automaticamente: modo de desaparecimento e mensagens que desaparecem . Estamos removendo o modo de desaparecimento, mas as mensagens que desaparecem ainda estarão disponíveis nas configurações de seus bate-papos criptografados de ponta a ponta. Este modo permite que as mensagens de todos desapareçam em um momento selecionado após serem vistas. Os bate-papos no modo Vanish no Instagram não são criptografados de ponta a ponta e ainda estarão disponíveis.
  • Testando recursos de bate-papo expandidos no Instagram : no ano passado, iniciamos um teste limitado de mensagens e chamadas criptografadas de ponta a ponta optativas no Instagram e, em fevereiro, ampliamos o teste para incluir adultos na Ucrânia e na Rússia. Em breve, expandiremos ainda mais o teste para incluir pessoas em mais países e adicionar mais recursos, como bate-papos em grupo. O teste inicial estava disponível apenas para adultos, mas este teste expandido estará disponível para todos. Se você estiver no grupo de teste, verá um prompt perguntando se deseja iniciar um bate-papo criptografado de ponta a ponta e um lembrete de como denunciar mensagens.