O Facebook parece estar drenando intencionalmente a bateria dos smartphones. De acordo com o site Gizmochina, George Hayward, ex-funcionário do Facebook, afirmou que a empresa tem sugado a bateria dos celulares que utilizam os aplicativos Facebook e Messenger. Ele diz que isso faz parte de um teste de recursos dos apps e que se recusou a aplicá-lo quando estava trabalhando na companhia.

Facebook vem aplicando testes que drenam a bateria dos celulares

Celulares tem baterias drenadas pelos apps Facebook e Messenger. Fonte: Oficina da Net
Celulares tem baterias drenadas pelos apps Facebook e Messenger. Fonte: Oficina da Net

Segundo as informações, a Meta aplica em seus apps Facebook e Messenger um procedimento de drenagem de bateria chamado "teste negativo", onde diversos recursos são testados pelos aplicativos, fazendo com que a bateria do celular seja "sugada". George Hayward, ex-funcionário do Facebook, relata que se negou a aplicar este teste e se dirigiu a sua chefe falando:

Isso pode prejudicar alguém.

Entretanto, a gerente de George respondeu dizendo que embora o teste negativo prejudique alguns, ele pode ajudar um grande público. Pouco tempo após esse episódio, George Hayward foi demitido, mas entrou com um processo contra a Meta no Tribunal Federal de Manhattan. Seu advogado diz que "é ilegal e ultrajante que alguém possa manipular a bateria do meu telefone".

Enquanto George trabalhava para a Meta (antigo Facebook), ele chegou a receber um documento de treinamento chamado ""How to run thoughtful negative tests" ("Como executar testes negativos ponderados"), que dava exemplos sobre como aplicar estes testes. Isso dá a entender que a Meta realizou testes parecidos no passado. Porém, nada foi dito até o momento pela Meta a respeito desta declaração de seu ex-funcionário.