Durante o 6º Facebook Communities Summit foi tratado sobre "novas maneiras de se engajar" nos grupos do Facebook. Dentre as novidades, temos como destaque a publicação de Reels (vídeos) por membros, o compartilhamento de eventos do Facebook nos Stories do Instagram para a divulgação de encontros e perfis dedicados a grupos, com o objetivo de ocultar exposição de informação desnecessária.

Desde quando foram lançados, os grupos do Facebook nunca obtiveram uma grande popularidade entre os usuários comparado ao falecido Orkut e suas comunidades. Entretanto, a Meta ainda continua a tentar fazer com que o engajamento dos usuários nos grupos do Facebook melhore. Confira quais foram as novidades anunciadas pela empresa para os grupos da rede social.

Grupos do Facebook, alguém ainda usa? Veja as novidades da atualização!

Perfil criado especificamente para os grupos no Facebook. Fonte: Meta
Perfil criado especificamente para os grupos no Facebook. Fonte: Meta

Diversas novidades foram anunciadas pela Meta durante o 6º Facebook Communities Summit. A primeira delas foi a utilização dos Reels do Instagram dentro dos grupos do Facebook, onde os membros poderão compartilhar conteúdos de maneira mais interativa.

Pensando no engajamento da comunidade dos grupos no Facebook na vida real, foi anunciado o recurso de compartilhamento de eventos da rede social nos Stories do Instagram. De acordo com a Meta, isso irá ajudar na organização de encontros, aumentando assim a interação e a amizade entre os membros dos grupos. Entretanto, não foi somente no âmbito de interações ao vivo que os desenvolvedores se preocuparam, mas também no ambiente virtual.

Através da utilização de canais, surgiu uma alternativa de interação de forma mais casual, mais voltada para aqueles membros mais ativos dos grupos. Com um ambiente "menor", a troca de ideias tende a ser mais rica e aumentar ainda mais o vínculo entre os participantes dos grupos.

Falando nos membros mais participativos, foram desenvolvidos recursos para valorizar aquelas pessoas que costumam comentar e trocar ideias nos grupos com mais frequência. Agora há um mecanismo de pontos, onde os administradores irão avaliar e dar selos para os participantes do grupo, baseando-se no tipo de interação realizada. Esse reconhecimento ajudará as pessoas a se sentirem mais conectadas e motivadas a contribuir na comunidade.

Sistema de pontuação para ganhar selos nos grupos do Facebook. Fonte: Meta
Sistema de pontuação para ganhar selos nos grupos do Facebook. Fonte: Meta

Novos recursos de administração nos grupos no Facebook

Pensando em garantir que o conteúdo das publicações feitas nos grupos do Facebook seja mais confiável, os administradores poderão mover certas postagens para uma lista de potenciais "informações falsas", onde será verificado por terceiros a veracidade dos dados inseridos. Além disso, para facilitar a visualização das diversas características de funcionamento do grupo, a Meta anunciou a página "Resumo diário", onde os administradores poderão revisar tudo mais facilmente, gerenciando de forma mais eficiente os grupos.

Página Resumo diário para auxiliar os administradores dos grupos no Facebook. Fonte: Meta
Página "Resumo diário" para auxiliar os administradores dos grupos no Facebook. Fonte: Meta

Outro recurso interessante é o de adicionar exceções para certos termos que podem ser sinalizados pelo Facebook como bullying, assédio ou violência. Atualmente, a rede social utiliza um sistema que avalia as informações utilizando IA (inteligência artificial) e machine learning (aprendizado de máquina), onde determinado comentário pode acabar sendo considerado proibido no Facebook. Entretanto, nem sempre esse mecanismo "inteligente" acerta no julgamento e isso pode atrapalhar a interação entre os membros dos grupos.

Personalização do sistema de identificação de bullying, assédio ou violência nos grupos do Facebook. Fonte: Meta
Personalização do sistema de identificação de bullying, assédio ou violência nos grupos do Facebook. Fonte: Meta