O desafio "bata em um professor" do TikTok foi criado por uma empresa contratada pelo Facebook. A informação foi relatada através do site Mashable, onde diz que a notícia de Taylor Lorenz, do Washington Post, diz que o Facebook contratou uma empresa de marketing, a Targeted Victory, para criar uma falsa campanha anti-TikTok.

Tudo começou em 2021 com o compartilhamento de um link que falava sobre o desafio do TikTok "Slap a Teacher" (dar um tapa no professor). A história sobre esse movimento no TikTok se espalhou pelos EUA, chegando a fazer com que diversos canais de TV cobrissem a notícia.

Desafio "Slap a Teacher" (dê um tapa no professor)

Após alguns dias com diversos compartilhamentos sobre o desafio "Slap a Teacher" do TikTok, descobriu-se claramente que a tendência não existia de fato. Diversas postagens no Facebook espalharam o falso boato.

O Washington Post obteve e-mails de funcionários da Targeted Victory onde é mencionada a campanha contra o TikTok.

Enquanto o Meta é o saco de pancadas atual, o TikTok é uma ameaça real, especialmente como um aplicativo de propriedade estrangeira que é o número 1 em compartilhamento de dados que os jovens estão usando.

Esse movimento por parte do Facebook não é tão inesperado. A rede social claramente enxerga o TiKTok como ameaça. Mark Zuckerberg, CEO da Meta (antigo Facebook) e a Targeted Victory utilizaram estratégias questionáveis para enfrentar correntes anteriormente. Um porta-voz do Facebook chegou a dizer:

Acreditamos que todas as plataformas, incluindo o TikTok, devem enfrentar um nível de escrutínio consistente com seu crescente sucesso.

Um porta-voz do TikTok disse ao Washington Post que estava "profundamente preocupado" com o relato.