O TikTok tem mais de 800 milhões de usuários ativos mensais em todo o mundo, e todo esse sucesso mostra o quão essa rede social é poderosa. Certamente, se você deseja ser famoso na internet, o TikTok é uma plataforma a ser analisada. Lá você encontrará um público sedento por conteúdo , que podem se tornar seus seguidores em 2022.

Conseguir reunir um número considerável de seguidores em qualquer plataforma não é algo muito fácil quando não se é uma celebridade. Mas se você está aqui, você provavelmente deseja aumentar o número de seguidores no TikTok, certo?

Embora você possa comprar seguidores do TikTok através de várias ferramentas, conseguí-los de forma orgânica tem suas vantagens. Você pode atrair uma multidão de mentes semelhantes que realmente gostam do seu conteúdo e o apoiam, assim gerando muito mais interação e engajamento.

1. Trabalhe no seu perfil e bio do TikTok

Seu perfil é a primeira coisa que um potencial seguidor irá analisar, e é como sua marca se apresenta ao mundo inteiro. Certifique-se de que seu perfil TikTok pareça acessível e atraente. Dessa forma, você pode facilmente atrair novos seguidores.

O grande lance aqui é não copiar a mesma coisa que outros TikTokers usam no perfil. É muito mais interessante criar algo que reflita seus valores e seja de fácil compreensão para as pessoas.

Assim como um comerciante, você pode usar um logotipo de marca em vez da foto de perfil, e seu nome de negócio no lugar do nome de usuário. Você também pode adicionar alguns botões de chamada para ação envolventes em seu perfil, que convidam diretamente as pessoas para o seu site ou outras redes sociais.

2. Identifique seu público-alvo

Você deve ter ouvido a palavra "público-alvo" várias vezes, mas se você ainda não deu a devida atenção, você está cometendo um grande erro. O conteúdo não tem limites, assim como o público. Mas não se esqueça, o que algumas pessoas gostam, pode não impressionar outras.

É por isso que é necessário encontrar seu público-alvo no TikTok. O público-alvo é composto por pessoas que realmente interagirão com seu conteúdo e aumentarão o engajamento do seu conteúdo no TikTok.

Uma vez que você identificar seu público, faça um esforço para trazê-los para o seu perfil. Crie conteúdo em torno de seu interesse. Por exemplo, se o seu público tem entre 13 e 25 anos, você pode criar vídeos engraçados e educativos. Já se o seu público tem entre 30 e 40 anos, talvez seja mais interessante falar sobre as questões da vida adulta, como coisas de trabalho ou reforma da casa.

3. Poste conteúdo original

Se você postar o mesmo tipo de conteúdo que todos os outros TikTokers postam, você não terá muitos seguidores. Você precisa encontrar uma maneira de se destacar no TikTok, seja o que você veste, como você age ou as esquetes que você realiza. Injetar sua própria personalidade em cada vídeo às vezes é suficiente para angariar seguidores naturalmente.

Agora, há um grande fluxo de pessoas postando vídeos de sincronização labial e dança no TikTok. Embora você ainda possa ocasionalmente postar esses tipos de vídeos, não é ideal se você está tentando atrair novos seguidores.

4. Identifique tendências e participe delas

É bom ser único e criativo, mas se você está procurando obter mais seguidores, você deve ficar de olho nas tendências. Identifique tendências crescentes e com menos concorrência, e faça algum conteúdo o mais rápido possível.

As tendências podem envolver o uso de uma determinada música, efeitos visuais ou tipo de piada. Fique de olho em que tipo de tendências potenciais estão no seu feed e, em seguida, junte-se à diversão! Apenas certifique-se de manter a alta qualidade.

5. Envie vídeos diariamente

Este ponto é fundamental para o sucesso em qualquer trabalho com produção de conteúdo para a internet, seja um site, blog, Instagram, Facebook, YouTube ou TikTok. Se você não postar conteúdo com frequência, como as pessoas vão encontrar seus vídeos do TikTok?

Embora você não tenha necessariamente que postar vídeos todos os dias, você precisa seguir um cronograma. Postar a cada dois dias ou uma vez por semana é uma boa maneira de começar. Seus seguidores esperam ansiosamente seu conteúdo. Se você não postar por meses, perderá os seguidores do TikTok.

6. Poste nos horários de pico

Assim como todas as outras plataformas de mídia social, o TikTok tem seus melhores horários para postar também. A análise do TikTok oferece uma conta pró, na qual você pode encontrar o melhor momento em que a maioria dos seus seguidores estão ativos. Nesse momento, seus posts têm grandes chances de atingir um novo público e, assim, trazer mais tráfego para o seu perfil.

Você também pode experimentar diferentes tipos de conteúdo e acompanhar seu desempenho. Você também pode repostar seus melhordes conteúdos em certos horários, a fim de observar por si só qual o momento certo para engajar mais pessoas dentro do seu nicho.

7. Aprenda com os especialistas

Antes de começar a criar seus próprios vídeos, você deve navegar novamente na seção "Para Você"(lado superior direito da página inicial). Alguns desses vídeos terão centenas de milhares, ou até milhões, de curtidas.

Pergunte a si mesmo: o que faz com que as pessoas gostem desses vídeos? Talvez seja a habilidade do TikToker ou até mesmo sua personalidade. De qualquer forma, tome nota do desempenho das pessoas que você vê nesses vídeos, juntamente com quaisquer efeitos especiais ou adereços que eles usaram. Você pode usar esse conhecimento para melhorar seu próximo vídeo.

8. Faça parceria com outros TikTokers

Há muitos TikTokers que querem ficar famosos, assim como você, mas isso não significa que é uma competição. Seja amigável com seus companheiros TikTokers. Faça amizades com pessoas que são do seu nicho e quem sabe pode rolar até colaborações nos vídeos de ambos.

Algumas maneiras fáceis de se envolver com outros TikTokers é curtindo seus vídeos e deixando comentários, além de enviar mensagens demonstrando interesse em uma parceria.

9. Use hashtags no seu conteúdo do TikTok

"Usar hashtags" não significa spammar trends na legenda dos seus vídeos, lembre-se. As hashtags exercem um papel importantíssimo de categorizar o seu vídeo corretamente para o algorítmo, então use-as para especificar o público que deseja atingir com o seu conteúdo.

Se você produz vídeos sobre desafios, use hashtags direcionadas a isso, se você faz unboxings, use hashtahs de unboxing, e assim por diante.

10. Promova seus vídeos do Tiktok em outras plataformas

Certamente, você tem conta com seguidores e amigos em outras redes sociais, como Facebook, Instagram, Snapchat e Twitter. Use elas para promover seu conteúdo do Tiktok. A promoção cruzada ajuda a aumentar seus seguidores, trazendo o público de suas outras contas de mídia social para o TikTok.

Se você já ganhou um grande número de seguidores em outras plataformas de mídia social, é mais fácil para você realizar esta etapa. Basta adicionar seu link de perfil do TikTok ao seu instagram, Facebook e Twitter. Compartilhe seu conteúdo do Tiktok também na forma de posts e tweets.