A partir de hoje o Facebook começa a implementar seu serviço de streaming de jogos para iPhones e iPads através de um aplicativo da web (via navegadores como Chrome, Firefox, Safari, Edge, etc). Esse app poderá ser adicionado na tela inicial do dispositivo mobile como seu fosse um aplicativo normal. Será possível se divertir jogando desde Paciência até títulos com gráficos mais elaborados como, por exemplo, os jogos de corrida.

Devido às políticas da App Store, ainda não se sabe exatamente onde os usuários do iOS e do iPadOS irão encontrá-los. O motivo disso é que desenvolvedores de terceiros não podem direcionar os usuários para sites de mecanismos de compra que não são da Apple (motivo pelo qual ocorreu a disputa judicial entre a Apple e a Epic Games).

O Facebook possui uma biblioteca de jogos baseados em HTML5 e utiliza seu sistema de pagamentos chamado Facebook Pay para oferecer compras dentro dos jogos. A tática da empresa está sendo a mesma adotada pela Amazon e Microsoft, onde foi utilizado PWAs (Progressive Web Apps) para disponibilizar os games fora da App Store (loja de apps da Apple).

Em 2020 o Facebook chegou a reclamar sobre o bloqueio da Apple para disponibilizar seus jogos em um app independente para iOS e disse que iria procurar alternativas. Após o ocorrido, a Apple acabou mudando suas políticas permitindo jogos baseados em nuvem com a condição de que os jogos fossem enviados um a um para a Apple Store aprovar. O vice-presidente de jogos do Facebook, Vivek Sharma, disse ao site The Verge:

"Chegamos à mesma conclusão que outros: aplicativos da web são a única opção para streaming de jogos em nuvem no iOS no momento. "Como muitos apontaram, a política da Apple de 'permitir' jogos em nuvem na App Store não permite muito. O requisito da Apple para que cada jogo na nuvem tenha sua própria página, passe por revisão e apareça nas listas de busca contraria o propósito dos jogos na nuvem. Esses obstáculos impedem que os jogadores descubram novos jogos, joguem em vários dispositivos e acessem jogos de alta qualidade instantaneamente em aplicativos iOS nativos - mesmo para aqueles que não estão usando os dispositivos mais recentes e caros."

Lançamento e disponibilidade

Atualmente o streaming de jogos através da nuvem do Facebook está disponível nos EUA e em algumas regiões do Canadá e do México. Em outras regiões do mundo os games estão acessíveis em HTML e estão sendo disponibilizados aos poucos para mais lugares.