Messenger e Instagram ganham mensagens que se autodestroem após visualização

Facebook anuncia que seus apps Messenger e Instagram tem funcionalidade de mensagens autodestrutivas disponibilizada para o público geral.

Messenger e Instagram ganham mensagens que se autodestroem após visualização

Recentemente, em sua última atualização, os apps Facebook Messenger e Instagram ganharam uma nova funcionalidade que permite enviar mensagens, fotos, áudios, vídeos, entre outros, que se autodestroem após a visualização. Chamado de Vanish Mode, a função já vinha sendo disponibilizada para alguns desde o mês de setembro, mas agora a funcionalidade começou a ser disponibilizada para todos.

O modo Vanish se comporta de maneira parecida com o modo de conversa secreta que há no Messenger, onde é possível conversas com pessoas com criptografia de ponta a ponta do conteúdo enviado no app, evitando que outros vejam. Porém, no caso do Vanish mode, as mensagens ou mídia enviada são excluídas depois que o destinatário visualiza as mesmas.

Para os desenvolvedores dos apps administrados pelo Facebook, as mensagens de curta duração representam uma maneira de atrair usuários mais jovens que migraram para apps de mensagem mais reservados para fugir de propagandas e publicidades. Após a popularização do Snapchat, o Facebook acabou por copiar diversos recursos de conteúdos com tempo de visualização limitado e introduzi-los no Messenger, Instagram e WhatsApp.

Funcionalidade Vanish mode. Fonte: Facebook
Funcionalidade Vanish mode. Fonte: Facebook

No ano passado o Facebook chegou a declarar que mudaria de estratégia, saindo do Feed de Notícias e postagens públicas para mensagens e grupos privados. O Vanish Mode é um exemplo desta nova abordagem que a empresa anda seguindo para suas plataformas (WhatsApp, Messenger, Instagram).

Segundo o Facebook, o modo Vanish será opcional e o usuário deverá concordar ao utilizar a nova funcionalidade. Além disso, um fato interessante é que o Instagram e o Messenger irão notificar os usuários quando uma captura de tela for feita das conversas. A empresa diz que é possível denunciar usuários por má conduta nos bate-papos no modo Vanish, porém ainda não se sabe como será realizada as análises destas violações.

Disponibilidade

O modo Vanish já começou a ser disponibilizado nos EUA e em outros países. É provável que nos próximos dias os usuários do Brasil sejam contemplados também.

Melhores celulares Xiaomi para comprar agora

Conteúdo relacionado

Atualização do Facebook Messenger traz comunicação com Instagram
Facebook

Atualização do Facebook Messenger traz comunicação com Instagram

Facebook atualiza seu app de mensagens, o Messenger, e realiza ligação com Instagram para os usuários das redes sociais conversarem entre si.

Como fazer um Avatar no Facebook
Redes sociais

Como fazer um Avatar no Facebook

Está querendo criar um Avatar no seu Facebook? Não tem problema, trazemos um pequeno tutorial de como criar e personalizar um diretamente do seu Smartphone,

Facebook altera políticas visando limpar grupos da rede social
Facebook

Facebook altera políticas visando limpar grupos da rede social

Facebook divulga suas novas políticas para a rede social visando limpar grupos desnecessários. Confira o que mudou e quais as intenções dos desenvolvedores.