A plataforma de mensagens independente do Facebook, o Messenger, tornou-se quase tão popular quanto o próprio Facebook, contando atualmente com mais de um bilhão de usuários ativos mensalmente. Nos últimos anos, o Facebook colocou muitas funcionalidades interessantes no Messenger. Se você quer aproveitar mais desse app, confira a lista com 20 macetes do Facebook Messenger que você pode não saber.

Lembrando que alguns recursos podem variar muito de dispositivo para dispositivo. Os botões podem estar em locais diferentes, dependendo do tipo de dispositivo que você está usando. Se algo for diferente em sua configuração específica, informe-nos nos comentários.

20 Macetes do Facebook Messenger

Nos últimos anos, o Facebook colocou muitas funcionalidades interessantes no Messenger. Confira abaixo as melhores.

1. Jogos no Messenger

O Facebook tem uma seleção de jogos divertidos e viciantes embutidos no aplicativo, que permitem inclusive competir com seus amigos do Facebook. Desafie eles em dezenas de jogos, diretamente na janela de bate-papo, incluindo títulos como Uno, 4 Fotos 1 Palavra e Solitaire. Você pode jogar sozinho também. Para jogar, basta tocar no ícone gamepad no próprio app, como mostra a imagem abaixo.

Jogos no Messenger
Jogos no Messenger

2. Messenger.com no PC

O Messenger.com é bastante útil para quem trabalha em frente ao computador e não quer que seu chefe o veja usando seu smartphone durante todo o dia. Ele não tem todas as funcionalidades do aplicativo Facebook Messenger, mas faz o trabalho básico de enviar e receber mensagens.
Messenger.com no navegador web
Messenger.com no navegador web

3. Transferir Arquivos

Embora a maioria das coisas realmente legais seja reservada para os aplicativos móveis do Messenger, a versão da Web permite enviar arquivos, como documentos do Microsoft Word, arquivos do Photoshop e até mesmo vídeos.

Se você estiver usando a interface de bate-papo pop-up no Facebook.com, há um pequeno ícone clipe que você pode usar para anexar documentos. Se você estiver usando o Messenger.com, basta arrastar e soltar arquivos ou clicar no ícone duas fotos sobrepostas.

No smartphone é possível receber e acessar esses arquivos, mas o app Messenger só permite enviar fotos.

Transferir Arquivos
Transferir Arquivos

4. Enviar vídeos curtos

Você pode criar vídeos curtos no Facebook Messenger e carregá-los, inclusive usando filtros e outras personalizações. Funciona do mesmo modo que a gravação de áudio. No seu smartphone, toque no ícone da câmera, mantenha pressionado o ícone de câmera no centro da tela e solte-a quando terminar ou quando os 15 segundos terminarem. 

No iPad, toque no ícone de foto e pressione o ícone do obturador de círculo para começar a gravar. Na Web, você pode solicitar um vídeo depois de clicar no ícone da pequena câmera.

Enviar vídeos curtos
Enviar vídeos curtos

5. Crie um stories

Messenger não serve apenas para conversar com seus amigos. Você também pode postar stories diretamente do mensageiro. Assim como no Snapchat e no Instagram, você pode criar coleções curtas de vídeos e imagens, às quais você pode adicionar filtros e mensagens escritas.

Para começar, toque em "Adicionar ao seu Stories" na parte superior do aplicativo para dispositivos móveis e siga as instruções na tela. Depois que seu stories for publicado, você poderá excluí-lo ou torná-lo visível apenas para alguns amigos.

Crie um stories no Messenger
Crie um stories no Messenger

6. Scan Code do Messenger

O Facebook Messenger também possui o Scan Code, lançado pelo seu rival Snapchat. Os usuários podem digitalizar códigos pessoais e instantaneamente serem vinculados no Messenger da pessoa desejada.

O recurso foi projetado para facilitar o encontro entre você e quem ainda não consta na sua lista de amigos. Em vez de ter que pesquisar no Facebook o perfil da pessoa, basta digitalizar o código do novo amigo. 

Para ver seu Scan Code, toque na foto do seu perfil no canto superior esquerdo (iOS) ou à direita (Android). Este desenho azul em volta da sua foto é seu código personalizado. Toque nessa imagem (azul) para abrir seu código. Você pode ver compartilhar seu Scan Code ou selecionar a opção "Ler Código" para se conectar a alguém que você já tenha recebido o Scan Code.

Scan Codes
Scan Codes

7. Fale em um Chatbot

Por que conversar com pessoas quando você pode conversar com um robô? Receba a previsão do tempo para a sua cidade, atualizações de notícias, horóscopo, promoções de lojas e até mesmo agendar viagens no Cabify via chatbots do Facebook Messenger. 

 Como usar

Clique no ícone "Descobrir" na parte inferior direita do Android ou iPhone, onde você pode procurar por bots para conversar ou se inscrever para atualizações regulares. 

Boots no Messenger.
Chatbots no Messenger Web.
Chatbots no Messenger.No Messenger.com.br, você terá que procurar as empresas diretamente no campo "Para" em uma nova conversa.

Boots no Messenger Web.
Chatbots no Messenger Web.

8. Adicionar extensões em sua conversa

As extensões do Facebook Messenger permitem que você interaja diretamente com serviços de terceiros por meio da sua janela de bate-papo aberta, oferecendo a você e seus amigos uma oportunidade de usá-los juntos. Clique no sinal de mais (+) na sua conversa para ver as extensões disponíveis para você.

Use o Spotify, por exemplo, para compartilhar músicas, álbuns e listas de reprodução (você também pode compartilhar diretamente do aplicativo Spotify) compartilhar GIFs com a extensão Gfycat (aba reactions).

Adicionar extensões em sua conversa
Adicionar extensões em sua conversa

9. Emojis grandes

Às vezes, um simples emoji não diz o que você quer, enfatizando da forma necessária. Então, é preciso um super emoji. Para isso, pressione o ícone de emoji por alguns segundos
Quando você soltar o dedo, o emoticon grande será enviado. Mas se você segurá-lo por muito tempo, o ícone começará a tremer antes de voltar ao seu tamanho normal.
Emojis grandes
Emojis grandes

10. Mude o tom de pele do emoji

Adicione diversidade ao seu emoji. Para isso, basta ir nas configurações do Messenger e na aba Emoji, esolher o tom de pele dos seus emojis.
Mude o tom de pele do emoji
Mude o tom de pele do emoji.

11. Iniciar uma conversa secreta criptografada

Se você deseja compartilhar informações que não caiam nas mãos erradas, é possível dobrar a quantidade de proteção que o Messenger oferece ao iniciar uma Conversa Secreta, que usa a criptografia de ponta a ponta (assim como o WhatsApp).

Iniciar uma Conversa Secreta é opcional, porque a criptografia de ponta a ponta quebra alguns recursos do Messenger, como usá-la em vários dispositivos, arquivar conversas passadas e até mesmo enviar itens como dinheiro ou GIFs animados.

Antes de mais nada, ative o recurso de Conversas Secretas no seu dispositivo (ele só pode estar ativo em um dispositivo por vez).

No iPhone, clique na sua foto do perfil, e nas configurações, clique em Conversas Secretas. Deslize a barra para a direita até que ela fique verde. 

No Android, clique no ícone do bate-papo na parte superior direita para acessar as configurações do seu bate-papo, vá até Conversas secretas e ative-o.

Ativando as Conversas Secretas
Ativando as Conversas Secretas

Para enviar uma mensagem secreta, o processo varia no iOS e no Android. No iPhone, você pode tocar no ícone "Nova mensagem" no canto superior direito da tela inicial e selecionar "Secreta" no canto superior direito. Ou, em um bate-papo existente, toque no nome da pessoa na parte superior da tela e selecione Conversa Secreta. 

No Android, toque no ícone "i" no canto superior direito de um bate-papo e selecione Ir para conversa secreta.

Conversa Secreta
Conversa Secreta

Conversas secretas serão exibidas em tópicos diferentes de bate-papos regulares no iOS e no Android.

12. Gerenciar visibilidade

Se você valoriza sua privacidade, o Messenger tem alguns recursos que podem ajudá-lo a proteger sua conta, fora dos próprios recursos de segurança do Facebook. No menu de configurações, deslize para esquerda a barra verde ao lado de "Mostrar quando você está online", até que ela fique cinza, para aparecer off-line
Você também pode bloquear pessoas que não poderão enviar mensagens para você, clicando em "Gerenciar no Facebook" ao lado da palavra Bloquear.
Ficar offline e bloquear pessoas no Messenger.
Ficar offline e bloquear pessoas no Messenger.

13. Ligações e chamadas de vídeo pelo Messenger

Você pode fazer chamadas telefônicas ou bater papo por vídeo diretamente pelo aplicativo Messenger. Basta clicar no ícone de telefone ou vídeo dentro de um bate-papo no smartphone para ligar para seus amigos. A ligação se inicia no momento em que você tocar no ícone.
fv
Recibo de leitura
Ligações e chamadas de vídeo pelo Messenger

14. Faça do Messenger seu aplicativo de SMS

Se você gosta do Facebook Messenger mais do que seu aplicativo de mensagem de texto padrão, saiba que você pode usá-lo como seu aplicativo de SMS padrão, mas apenas no Android. 
Isso significa que você poderá receber mensagens de texto por meio do aplicativo Messenger. Toque no seu computador e selecione SMS e mude para "Aplicativo de SMS padrão".

15. Recibo de leitura

Você pode verificar o status de suas mensagens tocando nelas dentro da janela de bate-papo. O Messenger informará quando uma mensagem foi enviada e notificará quando ela for entregue. 
Uma miniatura da foto do perfil do seu amigo aparecerá ao lado da última mensagem lida por ele. Clicando sobre a foto, ou passando o mouse por cima (no caso do Messenger.com), você poderá ver quando seu amigo visualizou a mensagem.
Recibo de leitura
Recibo de leitura

16. Adicionar cor, emoji e apelidos na conversa

O Messenger oferece aos usuários de atribuir tema de cores, apelidos e emojis particulares.

Na versão para Android e na Web, você deve tocar no ícone "i", enquanto no iOS, basta clicar no nome da conversa, na parte superior central.

Adicionar cor, emoji e apelidos no Messenger
Adicionar cor, emoji e apelidos no Messenger

17. Criar uma enquete no Messenger

As vezes é difícil tomar uma decisão em grupo, pois nem sempre há consenso. Mas você pode resolver pequenas discordâncias entre amigos e família com o Messenger, basta criar uma enquete. 
Na parte inferior da janela de bate-papo em grupo, clique no sinal de mais e, em seguida, clique no ícone Enquetes para colocar a democracia em ação. Você pode fazer uma pergunta e adicionar opções para seus amigos escolherem.
Criar uma enquete no Messenger
Criar uma enquete no Messenger

18. Adicionar Planos

Se você planeja se encontrar com um amigo e precisa lembrá-los, o Messenger permite que você configure um lembrete no seu bate-papo. 
Clique no sinal de mais (+) e, em seguida, em "Planos" para criar um. Adicione um nome, uma data e até um local, e o lembrete será enviado no bate-papo.
Adicionar Planos
Adicionar Planos no Messenger

19. Envie sua localização no Messenger

Você pode enviar sua localização exata para qualquer pessoa com quem está falando no aplicativo para dispositivos móveis, tocando no sinal de mais (+) e selecionando "Localização"
O Facebook lançará um mapa que mostra sua localização atual, e você tem a opção de compartilhá-lo por 60 minutos, ou pode colocar um alfinete em um ponto específico. Os amigos receberão um link para sua localização no Messenger.
Envie sua localização no Messenger
Envie sua localização no Messenger

20. Adicionar outras contas do Facebook

Se você quiser usar mais de uma conta no Messenger do seu smartphone, clique na sua foto e depois vá em Configurações da conta > Adicionar conta e insira as informações da conta que deseja acessar.
Adicionar contas no Messenger
Adicionar contas no Messenger
E então, gostou das dicas? Conhece alguma outra dica bacana? Compartilhe conosco nos comentários!