Já faz alguns anos que o Facebook desenvolve o projeto Aquila, que é a construção de drones movidos a energia solar com a finalidade de fornecer internet para algumas partes do mundo. No entanto, a companhia de Mark Zuckerberg resolveu abandonar parte dessa iniciativa.

Conforme o Business Insider, o diretor de engenharia do Facebook, Yael Maguire, revelou que a empresa irá se concentrar nas "tecnologias subjacentes" por trás do Aquila, e não em projetar a sua própria aeronave. Por essa razão, a empresa acabou demitindo 16 funcionários que estavam envolvidos no projeto.

Drone de internet do Facebook
Drone de internet do Facebook

Em um post Maguire disse que a empresa decidiu "que agora é o momento certo para nos concentrarmos no próximo conjunto de desafios de engenharia e regulamentação para a conectividade do HAPS".

"Isso significa que não iremos mais projetar e construir nossa própria aeronave e, como resultado, fechamos nossas instalações em Bridgewater."

O Facebook, agora, deve continuar com o projeto Aquila através de parcerias com outras empresas, como a Airbus, porém, sem ter que se envolver diretamente no que diz respeito à construção dos drones.

No mesmo post, Maguire diz ainda que as iniciativas de engenharia irão se concentrar em melhorar o equipamento de conectividade, que seria acoplado na aeronave, bem como de componentes como "computadores de controle de voo e baterias de alta densidade".

Para completar, o executivo ainda disse que se dedica a iniciativas políticas como "uma proposta para a Conferência Mundial de Rádio de 2019 para obter maior espectro para o HAPS" e está em busca da aprovação dos reguladores.

De qualquer forma, apesar de ter enfrentado muita instabilidade, o projeto Aquila conseguiu estabelecer recordes de uso da tecnologia de rede milimétrica e ainda realizar dois voos de teste em grande escala bem-sucedidos.