No depoimento dado ao Congresso em abril, Mark Zuckerberg deixou algumas questões sobre o funcionamento do Facebook pendentes. Por esse motivo, o CEO prometeu que daria uma resposta à cada ponto que havia ficado em aberto, por meio de um documento que seria publicado pelo Facebook.

Agora, a rede social cumpriu o prometido e publicou cerca de 450 páginas, que contém respostas para as tais perguntas que não foram respondidas na sessão, e ainda, respostas para mais de 2 mil questões que foram enviadas por senadores depois do depoimento.

No entanto, assim como apontado pelo The Verge, as respostas dadas pelo Facebook pareceram padronizadas da mesma forma que foi a fala de Zuckerberg no dia do depoimento. Em tom cauteloso, foi dado um feedback sobre assuntos como o escândalo da Cambridge Analytica, a segmentação de anúncios e políticas de moderação, ao passo que dá uma visão "ampla, porém superficial", das políticas e práticas da empresa.

Zuckerberg entrega 500 páginas de respostas ao congresso americano
Zuckerberg entrega 500 páginas de respostas ao congresso americano
O tom das respostas também foi extremamente polido, como no depoimento dado ao Congresso. O The Verge ainda percebe que a resposta de algumas perguntas mais pontuais acabaram por ofuscar os problemas da empresa.

Por exemplo, uma das perguntas dizia respeito aos anúncios, e como eles podem ser usados para excluir pessoas com etnias diferentes, ao que o Facebook diz que não oferecia segmentação baseada em raça, e sim que direciona publicidade se baseando em "afinidade multicultural".

Outro item era sobre "perfis sombra", que são informações de pessoas que não possuem conta no Facebook. A resposta foi que a empresa não é responsável por criar perfis para quem não é usuário da rede social, e não usa registros de aplicativos e navegadores a fim de direcionar anúncios.

Porém, o Facebook admitiu que coleta dados quando os usuários utilizam apps e sites que possuem a opção "curtir" e parte para comentar, e explicou que quem não tem conta pode pedir uma cópia de suas informações coletadas.

Uma outra questão pedia se a rede social armazena todos os endereços de IP das pessoas que acessam o Facebook, mas a resposta foi vaga e indireta. Segundo eles, os usuários podem baixar uma lista dos IPs utilizados, porém, não se pode ter acesso a todos porque as informações mais antigas seguem um padrão de serem excluídas, por seguir o cronograma de retenção.

E por fim, na pergunta que questionava se o Facebook é um monopólio, eles responderam que no Vale do Silício, vários novos aplicativos sociais surgem a cada dia, mas na hora não foi dito o nome de qualquer concorrente que seja.

Depois, a resposta foi com a mesma estratégia de Zuckerberg, apontou adversários com recursos parecidos com o Facebook, como o Youtube, DailyMotion e Vimeo como opção de vídeo, e o Telegram, Skype e Snapchat para troca de mensagem.