O Facebook passou a proibir a comercialização de animais vivos através de sua plataforma. Conforme a rede social, o veto é válido para animais de estimação e também para os voltados a pecuária. Vale mencionar que o mesmo vale para o Instagram.

A rede social de Mark Zuckerberg, como bem sabemos, possui vários grupos de vendas em que as pessoas publicam uma imensidade de itens para serem comercializados. Porém, agora, com a revisão das políticas de privacidade, o Facebook resolveu criar essa proibição. 

Além disso, a proibição estende-se para o veto da comercialização de partes de animais, como pelos e peles. O Facebook aproveitou para ressaltar que seguem proibidas as vendas de armas, munições, drogas ilegais, prescritas ou recreativas, produtos para público adulto, bebidas alcóolicas ou que sejam direcionadas a jogos de azar.

Venda de animais no Facebook está proibido
Venda de animais no Facebook está proibido

Confira a lista das proibições de venda do Facebook:

  • Animais vivos;
  • Animais de estimação;
  • Animais para pecuária;
  • Partes de animais, como peliça, pele ou pelo de animal.

Abaixo, a lista do que ainda pode ser comercializado:

  • Jaulas para animais;
  • Produtos para animais, como brinquedos e coleiras;
  • Serviços veterinários;
  • Cuidados pessoais;
  • Serviços de embarque.

De acordo com o comunicado da rede social, as novas regras já entraram em vigor, se que valem para produtos comercializados no Marketplace (que agrupa as ofertas de pequenos vendedores), através dos grupos de compra e vendam nas seções de comércio eletrônico de Páginas e nas publicações de produtos no Instagram Shopping.

Animais para adoção

A regra, ao que sabemos, é válida somente para a venda de animais, assim sendo, a adoção pode acabar caindo na malha fina do algoritmo da rede social e assim ser questionada.

A medida é válida para que haja um controle maior da venda dos animais, já que muitos se encontram em locais clandestinos com péssimas condições.

Caso alguém encontre um anúncio do tipo, poderá denunciar a publicação. Para isso, basta  clicar no ícone "..." no canto superior direito do post e procurar pela opção "Denunciar publicação". A partir daí, o usuário deve marcar a opção "Acredito que não deveria estar no Facebook". Em seguida, deverá responder à pergunta "O que há de errado com essa foto ou post?" marcando a resposta "Outra coisa" e avançando clicar em "Isso descreve a compra ou venda de drogas, armas ou produtos regulamentados".