A internet, ao longo dos anos, tem chegado para cada vez mais pessoas, mesmo assim, em vários locais do planeta, em razão de várias dificuldades, em especial físicas, o acesso à internet ainda não é possível. Levando em consideração o fato, o Facebook já vem há algum tempo testando modos de levar internet para todos os cantos do planeta.

A iniciativa da rede social tem como objetivo ajudar alguns países e também comunidades a conseguirem uma maior inserção tecnológica com o aumento de conexões de banda larga e WiFi.

A novidade da vez, após lançar uma ferramenta que ajuda os usuários a encontrarem redes Wifi públicas, o Facebook revelou uma parceria com a Qualcomm que tem como objetivo criar uma rede sem fio chamada Terragraph que funciona baseada na frequência de 60 Ghz. Com a medida, novos smartphones poderão se conectar a rede do Facebook.

O Facebook diz que a ideia embutida é disponibilizar uma conexão rápida em locais onde a fibra óptica é cara e a cobertura não é eficiente. Para completar, as áreas rurais poderão usar a Antena de Integração de Rádio para Eficiência no Espectro (ARIES) que é desenvolvida para poder aumentar o sinal.

Facebook e Qualcomm unidas para levar internet a locais remotos.
Facebook e Qualcomm unidas para levar internet a locais remotos.

"O Facebook e a tecnologia da Qualcomm baseiam-se no padrão WLAN 802.11ay, que usa a frequência de 60Ghz e oferece taxas de transmissão de até 20-40 Gbps em distâncias de 300 a 500 metros. Essa tecnologia ajudará os sinais a superar os obstáculos urbanos, atender mais usuários e reduzir os custos iniciais", diz o Facebook.

O Facebook, por sua vez, não revelou em qual cidade a tecnologia será testada. Porém, segundo informações anteriores, San José, na Califórnia, poderá ser a primeira a receber a rede experimental. Após, a tecnologia deverá ser implantada em países em desenvolvimento.