Recentemente, o Facebook se viu envolvido em um gigantesco caso de vazamento de dados dos usuários da rede social. A notícia, claro, deixou a companhia de Mark Zuckerberg em maus lençóis, sendo que ela baniu a conta da Cambridge Analytica, uma das empresas envolvidas dentro do escândalo.

O Facebook, agora, para tentar restaurar a sua imagem com os usuários, resolveu lançar um programa que fornece recompensa para quem denunciar os abusos de dados.

Dica: Veja como saber se os seus dados do Facebook vazaram para a Cambridge Analytica.

Conforme o que foi descrito, o programa em questão irá funcionar de modo parecido com o de recompensas para quem encontrar bugs no sistema. Assim, caso alguém encontre indício e provas de algum aplicativo ou empresa que esteja violando as políticas do Facebook e possivelmente coletando dados de modo indevido, usados para alguns fins, como influência política ou mesmo aplicação de golpes, será possível relatar no programa.

Facebook lança programa de recompensas para denuncias de abuso de dados.
Facebook lança programa de recompensas para denúncias de abuso de dados.

O programa foi nomeado de Data Abuse Bounty e já está em vigor. A empresa não revelou quais os valores que serão repassados para quem encontrar falhas. Em programas de caça aos bugs, por exemplo, já foram fornecidas recompensas de mais de US$ 40 mil. Assim, a ideia é que o programa recompense os usuários de acordo com o impacto da denúncia.

Confira o pronunciamento do Facebook:

"Este programa recompensará pessoas com conhecimento e comprovação de que um aplicativo dentro da plataforma do Facebook coleta e transfere dados das pessoas para um terceiro que os venderá, roubará ou os usará para golpes ou até influência política. Assim como o nosso programa contra bugs, vamos recompensar de acordo com o impacto de cada denúncia. Embora não haja um limite máximo, o programa contra bugs, em casos de alto impacto, já concedeu mais de 40 mil dólares para pessoas que chamaram a nossa atenção para suas descobertas."

Para completar, o Facebook diz que irá avaliar as denúncias no menor tempo possível, e caso alguma seja confirmada, tomará as medidas necessárias.

Para saber mais informações ou mesmo realizar alguma denúncia, clique aqui.