Final de ano é sempre assim, os corações amolecem e as pessoas acabam sempre analisando os seus erros durante o ano e até, em alguns casos, voltam a se entender com algum possível desafeto. Ao que tudo indica, não somente nas relações pessoais esse balanço está sendo feito. Desta vez, o Facebook resolveu pedir desculpas pelos erros cometidos pela sua equipe de moderadores.

A rede social de Mark Zuckerberg, durante o ano todo enfrentou vários problemas, desde as Fakes News e até investigações sobre uma possível omissão em permitir que russos influenciassem a campanha eleitoral dos Estados Unidos.

Facebook promete um número maior de moderados no próximo ano.
Facebook promete um número maior de moderados no próximo ano.

Atualmente o Facebook conta com quase 2 bilhões de usuários, o que o deixa super vigiado. A rede social conta com aproximadamente 7.500 moderadores que trabalham em conjunto com algoritmos desenvolvidos especialmente para combater todo e qualquer material que fere a política de privacidade da companhia.

Porém, segundo a ProPublica, uma agência de jornalismo investigativo, o Facebook  não é capaz de combater conteúdos violentos dentro da rede social. Para comprovar, a agência enviou uma amostra com 49 posts com discurso de ódio e com expressões de ódio.

Os posts acabaram sendo enviados aos moderadores do Facebook dentro de 900 postagens diversas. No entanto, o Facebook admitiu que cometeu erro em 22 casos.

Em seis dos casos, a rede social responsabilizou os usuários por não terem marcado corretamente as postagens. De qualquer forma, o Facebook admitiu que 19 de suas decisões contavam com retórica sexista, racista e anti-muçulmana.

"Lamentamos os erros cometidos. Nós devemos fazer melhor", disse o vice-presidente do Facebook, Justin Osofsky.

Para completar, o executivo disse que o Facebook irá aumentar a sua equipe de revisores para 20 mil pessoas em 2018. O executivo disse que toda a semana a rede social exclui 66 mil posts.