As redes sociais, ao que tudo indica, chegaram para ficar. Cada vez mais as empresas de tecnologia estão investindo nesse sentido para atrair mais usuários. No entanto, como nem tudo é perfeito, há controvérsias sobre o uso das redes, principalmente no que diz respeito a segurança/privacidade e também dependência das redes sociais.

Levando em consideração o fato, um ex-funcionário do Facebook, em uma audiência na Stanford Graduate School of Business disse que sente uma "tremenda culpa" pelo o que ele contribuiu no trabalho das redes sociais nos últimos anos.

Ex-executivo do Facebook diz que redes sociais estão separando as pessoas.
Ex-executivo do Facebook diz que redes sociais estão separando as pessoas.

"Eu acho que criamos ferramentas que destroem o tecido social e a forma como a sociedade funciona", diz Chamath Palihapitiya.

O Ex-executivo do Facebook ainda recomendou que as pessoas tenham uma "dura ruptura" com as redes sociais e ainda criticou alguns modos de interação dentro delas.

"Os laços de feedback de curto prazo e com dopamina que criamos estão destruindo a forma como a sociedade funciona. Corações, gostos, polegares não representam a realidade", disse ele.

Sobre o caso das Fake News dentro das redes sociais, Palihapitiya disse que a questão é bem maior do que aparenta ser.

"Nenhum discurso civil, nenhuma cooperação; desinformação, mentira. E não é um problema americano - não se trata de anúncios russos. Este é um problema global."

Para citar um exemplo disso, Palihapitiya mencionou um boato falso espalhado através do WhatsApp na Índia sobre um suposto sequestro, em que sete pessoas inocentes acabaram sendo linchadas.

Para completar, o ex-executivo da companhia de Mark Zuckerberg diz que tenta ao máximo não utilizar o Facebook e que os seus filhos "não podem usar essa porcaria".

E você, está de acordo com a posição do ex-executivo do Facebook? Acredita que as redes sociais distanciam as pessoas ou foi um modo de aproximar quem estava longe? Deixe sua opinião!