O Facebook poderá adotar um método um tanto quanto invasivo para prevenir que outros usuários invadam a sua conta. Conforme o Wired, a rede social está testando um modo de autenticação em que exige que os usuários façam um upload de uma foto do próprio rosto para que possam acessar as suas contas.

O recente teste de autenticação foi percebido por alguns usuários. A autenticação solicita ao usuário que "suba uma foto sua", que exiba "claramente o seu rosto". A rede social diz ainda que irá "verificar a foto e então deletá-la permanentemente dos nossos servidores".

Para destravar, Facebook irá exigir foto do rosto dos usuários.
Para destravar, Facebook irá exigir foto do rosto dos usuários.

O Facebook, em uma declaração enviada à Wired, confirmou os testes e disse que tem como finalidade "ajudar a identificar atividades suspeitas em vários pontos de interação no site, incluindo criar uma conta, enviar solicitações de amizade e criar, editar ou pagar por propagandas". Segundo a declaração, este é um dos vários testes usados pela rede social para identificação de atividade suspeita dentro da plataforma.

Um exemplo em que o Facebook poderá solicitar a autenticação com o uso da foto do usuário é quando um usuário posta fotos sempre de São Paulo e, de repente, surgem fotos de outro país.

No entanto, mesmo sendo mais um método para garantir a segurança dos usuários, muitos deles se mostraram incomodados, conforme relataram ao Wired. Alguns deles mencionaram, inclusive, que ficaram trancados de fora das suas contas enquanto a verificação acontecia.

Bom, por enquanto, tudo não passa de testes, porém, a ideia do Facebook poderá causar problemas relacionados a privacidade dos usuários.